Foto do(a) blog

Memória, gente e lugares

Direto da internet...

PUBLICIDADE

Foto do author Edmundo Leite
Por Edmundo Leite
Atualização:

Houve um tempo - e não faz muito tempo - que a internet era uma novidade. Mas já naquela época (estamos falando da segunda metade dos anos 90) o número de informações disponíveis era gigantesco. Garimpar coisas legais e relevantes em meio a tanta coisa - assim como hoje - era tarefa difícil.

Não para um jovem jornalista da Agência Estado de faro apurado, que se embrenhava nas entranhas da rede e fóruns de discussão para levar os assuntos mais variados aos leitores do extinto domínio agestado.com.br com uma pegada que só um escritor de mão cheia que é podia ter. A seção de ciência e tecnologia que ele tocava junto com outros nomes era blog antes mesmo de blogs existirem.

 Foto: agestado.com.br
 Foto: agestado.com.br

PUBLICIDADE

Não demorou para o estilo, salpicado de pitadas de ironia, conquistar cada vez mais leitores e admiradores, além de provocar algumas polêmicas de vez em quando. Mais adiante, virou uma seção própria que perdurou por anos e acabou não sei bem por qual motivo.

Além das ciências classudas e pop, a paixão pela ficção científica, literatura, cinema volta e meia davam a cara nos textos, que impressionavam pela qualidade e pela rapidez com que eram produzidos, apesar de uma curiosa datilografia de um dedo só.

 Foto: agestado.com.br

Vasculhando  os arquivos para esse post, encontrei um texto daquele ano pioneiro que viria a se repetir 14 anos depois,  mas dessa vez com o próprio jornalista como protagonista: a viagem a Antártida. Poderia  estender esse post relembrando coberturas, textos  e histórias, mas não é preciso tudo isso quando basta  dizer que Carlos Orsi é um dos profissionais mais brilhantes com quem já trabalhei. Vai fazer falta por aqui, mas seu novo blog e livros devem pintar logo por aí.

Publicidade

Carlos Orsi

# Carlos Orsi Martinho no Mundo Virtual (Agência Estado - 2000)

# Carlos Orsi Martinho na Wikipédia

# Livro de Carlos Orsi disponível para download gratuito

# Livros de Carlos Orsi na Estante Virtual

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.