Direto da internet…

Direto da internet…

Edmundo Leite

08 de dezembro de 2010 | 19h37

Houve um tempo – e não faz muito tempo – que a internet era uma novidade. Mas já naquela época (estamos falando da segunda metade dos anos 90) o número de informações disponíveis era gigantesco. Garimpar coisas legais e relevantes em meio a tanta coisa – assim como hoje – era tarefa difícil.

Não para um jovem jornalista da Agência Estado de faro apurado, que se embrenhava nas entranhas da rede e fóruns de discussão para levar os assuntos mais variados aos leitores do extinto domínio agestado.com.br com uma pegada que só um escritor de mão cheia que é podia ter. A seção de ciência e tecnologia que ele tocava junto com outros nomes era blog antes mesmo de blogs existirem.

Não demorou para o estilo, salpicado  de pitadas de ironia, conquistar cada vez mais leitores e admiradores, além de provocar algumas polêmicas de vez em quando. Mais adiante, virou uma seção própria que perdurou por anos e acabou não sei bem por qual motivo.

Além das ciências classudas e pop, a paixão pela ficção científica, literatura, cinema volta e meia davam a cara nos textos, que impressionavam pela qualidade e pela rapidez com que eram produzidos, apesar de uma curiosa datilografia de um dedo só.

Vasculhando  os arquivos para esse post, encontrei um texto daquele ano pioneiro que viria a se repetir 14 anos depois,  mas dessa vez com o próprio jornalista como protagonista: a viagem a Antártida.

Poderia  estender esse post relembrando coberturas, textos  e histórias, mas não é preciso tudo isso quando basta  dizer que Carlos Orsi é um dos profissionais mais brilhantes com quem já trabalhei. Vai fazer falta por aqui, mas  seu novo blog e livros devem pintar logo por aí.

# Carlos Orsi Martinho no Mundo Virtual (Agência Estado – 2000)

# Carlos Orsi Martinho na Wikipédia

# Livro de Carlos Orsi disponível para download gratuito

# Livros de Carlos Orsi na Estante Virtual

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

Tendências: