PUBLICIDADE

Foto do(a) blog

Memória, gente e lugares

Foi medo de avião

Fotos de índios isolados relembra episódio de grande repercussão no Brasil nos anos 40

Foto do author Edmundo Leite
Por Edmundo Leite
Atualização:

29.05.2008

PUBLICIDADE

A divulgação de fotos de índios de uma tribo isolada no Acre atirando flechas contra um avião relembra um episódio de grande repercussão no Brasil nos anos 40, quando a revista O Cruzeiro publicou uma reportagem assinada pela polêmica dupla formada pelo repórter David Nasser e o fotógrafo Jean Manzon.

Intitulada “Enfrentando os chavantes”, a reportagem publicada na edição de 24 de junho de 1944 tinha como principal ilustração uma foto dos índios atacando o avião que sobrevoava uma aldeia na região de Xingu, no Mato Grosso. Leia a íntegra

Imagem publicada em 1944 atribuída a Jean Manson

Recorte de imagem publicada na revista O Cruzeiro em 1944 mostrando indígenas chavantes atacando avião com flechas. Foto: Jean Manzon/O Cruzeiro

Imagem feita por Gleison Miranda, da Funai, em 2008

Grupo da Funai descobriu quase na fronteira com o Peru, no estado do Acre, índios que nunca haviam mantido relações com outras civilizações. A tribo tentou atacar o helicóptero com flechadas Foto: Gleison Miranda/Funai

A imagem ganhou grande repercussão, já que a O Cruzeiro - do grupo Diários Associados do magnata Assis Chateubriand - era então o veículo de comunicação mais influente do País, com uma controversa linha editorial que misturava jornalismo e espetáculo. Nasser e Manzon eram os principais nomes da publicação e não tinham pudor de aumentar, omitir e inventar informações para suas reportagens, como mostra o livro ‘Cobras Criadas’, do jornalista Luiz Maklouf Carvalho.

Publicidade

A imagem dos índios foi um dos vários casos polêmicos protagonizados pela dupla. Nasser escreveu um relato cheio de detalhes narrando de sua aventura e do fotógrafo para fazer as imagens, mas não estaria no vôo.

A própria autoria da imagem é controversa. Manzon teria aproveitado os fotogramas de um filme feito por um militar e que caiu em suas mãos por causa de seus contatos no DIP, departamento de propaganda do Estado Novo em que trabalhou.

A polêmica sobre a autoria, no entanto, não é suficiente para tirar força da imagem, que ganhou o mundo. Alguns meses depois, ela foi estampada com destaque na revista americana Life.  Veja o especial  “O Xingu dos Villas Bôas”

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.