Foto do(a) blog

O dia a dia dos alunos Curso Estado de Jornalismo

7º Curso Estado de Jornalismo Econômico: inscrições abertas

PUBLICIDADE

Por Carla Miranda
Atualização:
Curso é realizado em parceria com a Fundação Getúlio Vargas (EESP/FGV) Foto: Estadão

Estão abertas as inscrições para o 7º Curso Estado de Jornalismo Econômico, uma parceria do Estadão com a Escola de Economia da Fundação Getúlio Vargas (FGV/EESP). O programa de treinamento, o único voltado para recém-formados que desejam trabalhar na área, será realizado em período integral, de 10 de abril a 7 de julho.

PUBLICIDADE

Pela manhã, os alunos fazem aulas com professores da FGV, seguindo currículo definido em conjunto com editores do Grupo Estado. Os participantes também têm palestras e atividades práticas com editores e repórteres das áreas de economia e política, além de entrevistas coletivas montadas especialmente para o curso. A cada ano, os focas - como são chamados os jornalistas novatos - entram em contato com líderes da economia, do empresariado e da política nacional.

No período da tarde, os focas têm a oportunidade de aprender na prática nas editorias do Estadão e da Agência Estado. Durante o curso, os jovens jornalistas ainda desenvolvem um projeto de reportagem multimídia, publicado no portal e distribuído pela Agência Estado.

Podem participar da seleção profissionais formados em 2015 e 2016, além de alunos de último semestre de faculdades de jornalismo de todo o País. O processo de inscrição é online (www.vagas.com.br/v1463473), realizado junto com a primeira fase de testes, e vai até 19 de março.O candidato deve fazer o cadastro do currículo no site vagas.com.br, justificar seu interesse pelo curso e dizer qual foi, em sua opinião, o principal fato da cobertura econômica em 2016. Depois, precisa responder questões online de conhecimentos econômicos, português e inglês.

Até 75 candidatos são aprovados para a segunda fase, no fim de março, na sede do Estadão, em São Paulo. Os participantes fazem novo teste de conhecimentos e português, escrevem uma reportagem econômica e passam por entrevista. A lista dos aprovados sai no dia 2 de abril. O curso tem patrocínio do Itaú.

Publicidade

Na página www.estadao.com.br/focas, o candidato encontra mais informações sobre o curso. É possível também ver novidades e dicas emwww.facebook.com/CursosEstadoDeJornalismo.

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.