PUBLICIDADE

Foto do(a) blog

O dia a dia dos alunos Curso Estado de Jornalismo

A fase do desapego

Passar pelas editorias significa uma oportunidade excelente para identificarmos diferenças entre o aprendizado na graduação e a prática no jornal. Vamos falar de uma delas: o apego excessivo ao texto.

Foto do author Redação
Por Redação
Atualização:

Na universidade, ficamos tentados a supervalorizar o que escrevemos. É como se as palavras recém-escritas ganhassem vida própria e fosse proibido alterá-las. Corremos o risco de achar toda mudança prejudicial. O problema começa quando nos apegamos demais. Como resolver? Com humildade, um dos ensinamentos do colunista Paco Sánchez, a quem já foram apresentados.

PUBLICIDADE

Humildade para entender que sempre existem maneiras de aperfeiçoar a redação. Ainda que trechos ótimos fiquem de fora. Mesmo que seja preciso ler o texto pela décima vez. Trata-se de um exercício de transpiração. Afinal, bom jornalista não escreve para si. O leitor agradece.

O profissional também deve ser humilde para compreender os limites do jornalismo impresso. A matéria ocupará, com raras exceções, o espaço previamente estabelecido. Nem mais, nem menos.

Isso parece cruel, mas a prática comprova: os jornalistas sobrevivem à fase do desapego. A nossa teve início há quatro semanas.

Gustavo Aleixo, de 23 anos, é formado em Jornalismo pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) Foto: Estadão
Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.