As perguntas são a resposta
As informações e opiniões formadas neste blog são de responsabilidade única do autor.

As perguntas são a resposta

Redação

29 Setembro 2011 | 15h00

Foto: Eric Gaba / Wikimedia
.
Qual a principal fonte de conhecimento para um ser humano? Livros, jornais e revistas são boas respostas. Aprender com um bom professor também é imprescindível. Convivência e experiência de vida, claro, não podem ficar de fora. Mas se há algo que descobrimos nas aulas com Luiz Felipe Pondé, é que podemos aprender – e muito – com nós mesmos.
.
Os assuntos variam: Deus, ciência, costumes, aborto, etc., fora alguns outros que não posso mencionar aqui. Em todos eles, Pondé faz papel de mediador e, mais do que tudo, de provocador. Ele questiona nossos princípios e idéias de uma maneira que nos faz refletir se o que acreditamos é tão certo ou se os outros estão tão errados quanto pensamos.  Para tanto, seu único recurso são as perguntas.
.
E, às vezes, somos pegos de surpresa por nossas próprias opiniões e contradições. Postos hipoteticamente em situações nas quais nunca pensamos (algumas extremas, é verdade), aprendemos a complexidade do mundo em que vivemos. Raciocinamos de maneiras novas, abrimos nossas mentes e encontramos razões e sentidos onde nunca imaginamos.
.
A habilidade de Pondé em nos provocar é baseada em sua capacidade de questionar fazendo parecer que ele não tem uma opinião definida sobre o determinado assunto, embora saibamos que tenha – uma lição para qualquer jornalista, que deve sempre deve ter como arma o ponto de interrogação no final das frases.
.
Reinaldo Adri, de 22 anos, é formado em Jornalismo pela Universidade Para o Desenvolvimento do Estado e Região do Pantanal

Mais conteúdo sobre:

Reinaldo Adri