Curso Estado de Jornalismo: inscrições abertas
As informações e opiniões formadas neste blog são de responsabilidade única do autor.

Curso Estado de Jornalismo: inscrições abertas

Carla Miranda

01 de julho de 2015 | 12h19

Estão abertas as inscrições para o 26º Curso Estado de Jornalismo, o tradicional programa Focas do Estadão. Os 30 jovens que forem selecionados terão a oportunidade de aprender na prática nas redações do Grupo Estado e ainda participar de atividades especiais e aulas que complementam sua formação acadêmica. O programa é gratuito e ocorre de 14 de setembro a 11 de dezembro, em São Paulo.

curso estado de jornalismo

A primeira fase do processo seletivo é online e realizada no momento da inscrição, pelo www.estadao.com.br/focas ou no www.vagas.com.br/v1195386, de 1º de julho a 2 de agosto. Os candidatos devem incluir currículo e justificativa de interesse e passar por provas de conhecimentos gerais, inglês e português.

Podem se inscrever estudantes de último ano de todas as faculdades de jornalismo do Brasil e formados em 2013 e 2014.  Até 90 candidatos serão chamados para a segunda fase, com duração de um dia, na sede do Grupo Estado, em São Paulo. A turma com os selecionados será conhecida em 30 de agosto.

Durante o curso, os alunos terão aulas teóricas e práticas pela manhã, com professores convidados, editores e repórteres do Grupo Estado. Também participarão de entrevistas organizadas especialmente para o treinamento. Nos anos anteriores, o curso já recebeu os políticos Fernando Henrique Cardoso e Marina Silva, a cientista Mayana Zatz e escritor Ignácio de Loyola Brandão.

Estão previstos, ainda, treinamentos sobre Reportagem com Auxílio do Computador, com José Roberto de Toledo, e acompanhamento de gastos públicos, com Gil Castello Branco, da ONG Contas Abertas. A parte prática do programa inclui atividades na redação, sempre monitoradas por jornalistas do Grupo Estado, e um projeto jornalístico multiplataforma, produzido pelos alunos e publicado ao fim do curso.

Desde 1990, mais de 700 jovens já passaram pelo Curso Estado de Jornalismo, único programa do gênero válido como extensão pela Universidade de Navarra, na Espanha. Parte desses profissionais trabalha hoje nas grandes redações do País. O programa tem o patrocínio de Odebrecht e Philip Morris. Acompanhe novidades também no facebook.com/CursosEstadoDeJornalismo.