PUBLICIDADE

Foto do(a) blog

O dia a dia dos alunos Curso Estado de Jornalismo

Focas atrás de notícias

A principal missão dos focas: encontrar uma boa história nos mais diversos cenários e contextos, apurar cuidadosamente e, com português impecável, contar da forma mais agradável para o leitor. Com esse intuito, percorremos o Centro de São Paulo e o Parque do Ibirapuera. Fomos atrás de notícias no primeiro turno das eleições e na coletiva com o ministro de Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Miguel Jorge.

Foto do author Redação
Por Redação
Atualização:

Até mesmo sem sair do nosso ambiente de trabalho, praticamos a percepção jornalística, descrevemos o percurso à sala do curso e um perfil de outro foca da turma. Tudo no primeiro mês do curso.

PUBLICIDADE

A cada anúncio das atividades, os 30 focas saem em busca de assuntos interessantes e originais. As pautas livres permitem a diversidade dos temas, mas, mesmo com o assunto delimitado, as abordagens são múltiplas e os alunos aprendem com a visão do outro.

No momento da apuração, a lista de nomes no quadro da sala chama a atenção de quem entra. Ela representa a fila para uso do telefone, sempre disputado. Todos à procura de fontes que complementem as pautas escolhidas, rendam falas e mais detalhes para enriquecer o texto.

O deadline é sempre o mesmo, às 23h59 da data combinada. Nesses dias, o movimento na sala é intenso. Mas, em meio a todo o processo jornalístico, o clima de descontração na sala ameniza a apreensão trazida pelo prazo. Os focas mais falantes e engraçados estão sempre dispostos a soltar comentários divertidos, e o restante da sala responde com risadas. Por todo o dia, o companheirismo predomina, com trocas de dicas de texto, desabafos na busca de uma produção melhor e auxílio na edição das matérias já prontas.

E, somente com o envio do texto, os alunos respiram aliviados. Até a produção do próximo texto, que nunca demora muito.

Publicidade

Deixo abaixo algumas das indicações de livros que recebemos nesse primeiro mês de curso.

- Atrás do Palanque (José Nêumanne Pinto) - Chatô - O Rei do Brasil (Fernando Morais) - Crença e Resistência (Barbara Herrnstein Smith) - Democracia na América Latina (Marcelo Simão Branco) - Mulheres Jornalistas - A Grande Invasão (Regina Helena de Paiva Ramos) - Princípios de Macroeconomia (Gregory Mankin) - O Fundamentalismo Religioso (Klaus Kienzler) - O Reino e o Poder (Gay Talese) - O Grande Segredo da Indústria Farmacêutica (Philippe Pignarre) - Ortodoxia (Chesterton, G. K.) - Os melhores contos do Padre Brown (Chesterton, G. K.) - Os Sertões (Euclides da Cunha) - Salve-se quem puder - Uma história da especulação financeira (Edward Chancellor) - Segredos de Estilo (Christiana Francini) - The Roads to Modernity: The British, French, and American Enlightenments (Gertrude Himmelfarb) - Viagem ao Mundo dos Taleban (Lourival Sant'Anna) - Vida de Repórter (José Maria Mayrink)

Carolina Almeida, de 22 anos, é formada em Comunicação Social - Habilitação em Jornalismo pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) Foto: Estadão
Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.