Foto do(a) blog

O dia a dia dos alunos Curso Estado de Jornalismo

Laboratório de escrita

Os focas começaram hoje, quinta, um intensivo laboratório de escrita. Se no início do curso nos dedicamos mais às discussões de pauta e às apurações, nos últimos dias pudemos nos debruçar mais detidamente sobre o texto - melhor dizendo, sobre cada palavra. Sobre a importância do verbo, do substantivo, do adjetivo. Nesta ordem. Aprendemos a aguçar o olhar para compreender de forma mais crítica tudo o que os outros escrevem e, de tabela, o que nós mesmos escrevemos. Quem nos tem fornecido esta preciosa lupa é Paco Sánchez, diretor editorial do Grupo Voz, da Galícia (Espanha).

PUBLICIDADE

Foto do author Redação
Por Redação
Atualização:

Em nossos encontros, assistimos entusiasmados às ideias de Paco sobre a função do jornalista: partindo do pressuposto de que comunicar é formar comunidades, o jornalista tem a importante missão de trabalhar para o bem comum, fazendo o possível para que essa comunidade seja livre. Livre, aqui, significa saber tudo o que for necessário para ter a capacidade de tomar decisões. Em última instância, trabalhar pra o bem comum é contribuir para a felicidade da comunidade a que se pertence.

PUBLICIDADE

Nosso trabalho, como comunicadores, é fazer com que os distintos grupos que compõem cada comunidade se conheçam e se compreendam. Devemos ser capazes de entender o mundo, o país, o local - ou seja, toda a cultura. E ele enfatiza: a cultura é um intento de dar sentido ao viver. Parafraseando Nietzsche, reforça: "O homem é capaz de suportar qualquer quê se tem um para quê". Daí a necessidade de se ter uma formação muito especial para entender a natureza humana e, especialmente, essa nossa cultura.

Para isso, é preciso ler. "Ler muito. Ler sempre um metro de livros (deitados) por ano. Cem páginas por dia." Nessa vida atribulada de hoje em dia, a dica dele para aproveitar o pouco tempo livre é carregar sempre um livro, para ler sempre que der. Podemos começar já, lendo alguns dos muitos textos que Paco tem nos sugerido:

- A Bíblia

- "Cartas a um jovem poeta", de RM Rilke.

Publicidade

- "A arte de fazer um jornal diário", de Ricardo Noblat

- "O homem à procura de sentido", de Viktor Frankl

E para finalizar, um texto de Paco sobre as qualidades que todo comunicador deve ter, e que ilustra muito bem a essência do escrever: La escritura como modo de vida.

Heloisa Aruth Sturm, de 29 anos, é formada em Direito e em Jornalismo pela Universidade de São Paulo (USP)

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.