PUBLICIDADE

Foto do(a) blog

O dia a dia dos alunos Curso Estado de Jornalismo

Para se fazer um bom perfil

Se um jornalista em início de carreira disser que adora fazer perfis, desconfie. Esse é  um dos gêneros jornalísticos mais difíceis de serem escritos e, por isso, não se pode, logo no começo da estrada, proclamar aos quatro ventos a adoração por redigi-lo. Principalmente porque quem se aventura nesse caminho tortuoso sabe: raramente ficamos felizes com o resultado. Mas se um foca disser que adora fazer perfis, mas que ainda não sabe fazer direito, aí tudo bem. Você estará diante de um foca sincero.

Foto do author Redação
Por Redação
Atualização:

E por que o perfil é um gênero jornalístico difícil? Primeiro, porque exige uma extensa e trabalhosa etapa de apuração. É necessário compreender como uma pessoa pensa, qual sua história, seus dramas, suas alegrias. Aí entram princípios fundamentais da reportagem (já citados neste blog, mas relembrados agora), como costuma dizer o professor Paco Sánchez, em seu típico "pacunhol": saber escuchar e mirar.

PUBLICIDADE

Detalhes como os olhares, as pausas da voz, a posição das mãos e em que momentos elas se movimentam. A reação ao vento que sopra, à campainha que toca, à pergunta instigante. Tudo é informação, que não necessariamente vai estar no texto, mas que servirá para entender a alma do retratado. Portanto, além do escuchar e mirar, o sentir (também em "pacunhol", caso contrário não tem a mesma graça) faz-se fundamental para elaborar um perfil. Retratar uma pessoa e traduzi-la em palavras prescinde de sensibilidade para se comover com suas alegrias e tristezas, para entender o que é importante em seu perfilado (palavra horrível, eu sei, mas me esgotaram os sinônimos).

Isso é o básico para um perfil de sucesso. Só assim a alma do retratado será entendida. Só assim o perfil terá alma. Se não tem alma, não é perfil, mas um conjunto de palavras sobre alguém. Algo que não chora, algo que não ri, algo que não pulsa. Algo que não é nada.

E como eu adoro fazer perfis, mas tenho que fazer aquela ressalva sobre a qual falei no começo do post, deixo o espaço para quem melhor entende. Aprenda com Gay Talese em Frank Sinatra has a cold.

Fábio Pupo, de 21 anos, é formado em Jornalismo pela Universidade Federal do Paraná (UFPR) Foto: Estadão
Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.