As informações e opiniões formadas neste blog são de responsabilidade única do autor.

Pautas abertas

Redação

27 Outubro 2011 | 23h59

Em 2009, 3,7% das matrículas em todo o ensino superior do  Brasil eram feitas na área de Comunicação Social – sétima área de educação mais procurada segundo o Censo da Educação Superior. Tudo bem que nem todas essas pessoas ingressaram em faculdades de Jornalismo, mas a procura também por ela é grande. Então, como podemos perceber qualidade em meio a tanta quantidade? Nos assuntos de relevância que são pautados e apurados por nós. Essa é a prestação de serviços à comunidade que podemos e devemos fazer.
.
Um bom exemplo para isso é mergulhar nas orientações e até mesmo trabalho que é feito pela ONG Contas Abertas, que fiscaliza de perto o orçamento público. Uma das ferramentas usadas por eles e que estão abertas para todos, inclusive jornalistas, é o Portal da Transparência. Mergulhar nessa prestação de contas pública é uma possibilidade não só de encontrar boas pautas, mas trabalhar dando retorno aos leitores.
.
Matérias de denúncia como os gastos de ministros já saíram de pesquisas nessa ferramenta. Além disso, pouco menos de um ano antes das eleições municipais, vale ainda mais a pena ficar de olho. É assim que podemos, pelo menos, ajudar a ir mudando o

Documento

.
.
Jacyara Carvalho, de 23 anos, é formada em Jornalismo pela Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)