Por Barbara Rubira
03 de julho de 2020 | 16h57
A pandemia do novo coronavírus fez com que músicos de todo o mundo tivessem que adiar shows, cancelar agendas promocionais e interromper várias outras atividades. Como alternativa em tempos de isolamento, vimos nos últimos meses o surgimento de uma nova forma de consumir música: as lives.
No podcast “Na Quarentena” desta sexta-feira, vamos entender um pouco dos bastidores das transmissões ao vivo que têm feito sucesso no Brasil, e discutir os impactos desse fenômeno no futuro da indústria musical.
Conversamos com Iris Paulo Silva, o “Tio Chico”, produtor técnico da WorkShow, empresa responsável por grandes artistas do sertanejo, como Marília Mendonça, Zé Neto e Cristiano e Maiara e Maraisa. Também ouvimos o guitarrista, produtor e mestre em Educação Musical Heraldo Paarmann, que vem adaptando seu estúdio para as transmissões. Além disso, o repórter e crítico do Estadão Julio Maria comenta a evolução das lives, os destaques positivos e negativos do que temos visto até agora e o legado dessa transformação na música.
Live de Marília Mendonça foi a recordista: 3.31 milhões de visualizações simultâneas e mais de 54 milhões de visualizações no total (Foto: Reprodução)
No “O que aprendi na quarentena”, a repórter Bárbara Rubira compartilha sua receita da semana, o cassoulet. Confira o passo a passo:
Fatie a panceta em pedaços médios, o bacon em cubos e a linguiça em rodelas. Numa panela bem quente, sele todas as carnes com um pouco de azeite de oliva. Reserve.
Na mesma panela, refogue um dente de alho picado, meia cebola e o salsão em cubos e a cenoura cortada em rodelas. Acrescente o tomate pelado, tempere com sal e pimenta e misture bem.
Adicione o feijão (que já pode estar pré-cozido) e cubra com água. Para aromatizar o caldo e acrescentar sabor, coloque na panela o louro, os ramos de tomilho, a outra metade da cebola cravejada, os dentes de alho inteiros e amassados, talos de salsinha e o couro retirado das carnes. Deixe cozinhar por cerca de 20 minutos.
Retire a cebola cravejada, o couro, os talos de salsinha e as ervas. Acrescente as carnes já seladas e deixe cozinhar por mais alguns minutos, até que o feijão esteja macio. Sirva com salsinha fresca picada.
Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.