A pressão evangélica sobre o presidente; ouça no ‘Estadão Notícias’
As informações e opiniões formadas neste blog são de responsabilidade única do autor.

A pressão evangélica sobre o presidente; ouça no ‘Estadão Notícias’

Gustavo Lopes Alves

15 de setembro de 2020 | 00h05

Nas últimas semanas, a aprovação de uma medida que aumentava as isenções fiscais das igrejas e templos religiosos gerou um incômodo para o governo. Aprovada pelo Congresso Nacional, principalmente pelos deputados da chamada Frente Parlamentar Evangélica, o texto foi duramente criticado pela equipe econômica do governo, já que um dos pontos previa o perdão de 1 bilhão de reais de dívidas dessas instituições. O problema é que grande parte da bancada de apoio de Jair Bolsonaro é formada por religiosos, que contavam com o presidente para conseguir emplacar a medida. Mas, orientado pelo departamento jurídico do governo, que viu na proposta um risco de incorrer no crime de responsabilidade, Bolsonaro vetou parte da proposta. No entanto, para não envenenar essa relação com os evangélicos, o presidente orientou que a Câmara derrube seu próprio veto.

Afinal, qual é o poder deste grupo dentro do Congresso Nacional? É possível governar sem os evangélicos? Na edição de hoje, conversamos sobre o assunto com a repórter do Estadão, em Brasília, Idiana Tomazelli, e com o cientista político e pesquisador do laboratório de política e governo da Unesp, Bruno Silva.

OUÇA O ‘ESTADÃO NOTÍCIAS’ TAMBÉM NO YOUTUBE

Todas as edições deste podcast também são publicadas no canal do Estadão no Youtube. Para ouvir gratuitamente nesta plataforma, é só clicar aqui.

ESTAMOS DISPONÍVEIS NA DEEZER!

Os podcasts do Estadão são oferecidos para consumo gratuito no serviço de streaming Deezer. Para ouvir, basta fazer o login na plataforma. Uma vez logado, é só colocar no campo de busca o nome do programa (“Estadão Notícias”) que você terá acesso imediato a todo nosso histórico de publicações. Você também pode acessar diretamente clicando neste link.

OUÇA TAMBÉM NO SPOTIFY!

Os podcasts do Estadão também são oferecidos para consumo gratuito na plataforma de streaming Spotify. Para acessá-lo e passar a segui-lo, basta digitar o nome do programa (“Estadão Notícias”) no campo de busca. Ou pode clicar diretamente neste link.

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.