A queda da criminalidade na pandemia; ouça no ‘Estadão Notícias’

A queda da criminalidade na pandemia; ouça no ‘Estadão Notícias’

Gustavo Lopes Alves

18 de agosto de 2020 | 00h05

Desde o início da pandemia, o País tem observado uma queda em alguns índices de violência nas principais cidades brasileiras. As duas maiores cidades do Brasil em termos populacionais, São Paulo e Rio de Janeiro, registraram uma diminuição, principalmente em crimes como roubos e furtos. Em contrapartida, os assassinatos tiveram aumento em alguns lugares. A explicação é que por ter menos pessoas circulando nas ruas, os crimes de menor gravidade são mais escassos, por outro lado, os mais violentos têm a ver com a economia do crime sendo afetada.

Afinal, como o isolamento social mudou os índices de criminalidade? Na edição de hoje, conversamos sobre o assunto com a diretora-executiva do Instituto Sou da Paz, Carolina Ricardo, e com o sociólogo Ignacio Cano, membro do Laboratório de Análise da Violência da Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

OUÇA O ‘ESTADÃO NOTÍCIAS’ TAMBÉM NO YOUTUBE

Todas as edições deste podcast também são publicadas no canal do Estadão no Youtube. Para ouvir gratuitamente nesta plataforma, é só clicar aqui.

ESTAMOS DISPONÍVEIS NA DEEZER!

Os podcasts do Estadão são oferecidos para consumo gratuito no serviço de streaming Deezer. Para ouvir, basta fazer o login na plataforma. Uma vez logado, é só colocar no campo de busca o nome do programa (“Estadão Notícias”) que você terá acesso imediato a todo nosso histórico de publicações. Você também pode acessar diretamente clicando neste link.

OUÇA TAMBÉM NO SPOTIFY!

Os podcasts do Estadão também são oferecidos para consumo gratuito na plataforma de streaming Spotify. Para acessá-lo e passar a segui-lo, basta digitar o nome do programa (“Estadão Notícias”) no campo de busca. Ou pode clicar diretamente neste link.

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.