As informações e opiniões formadas neste blog são de responsabilidade única do autor.

Aborto: Afinal, STF discute direito à vida ou questão de saúde pública? Ouça debate no ‘Estadão Notícias’

Emanuel Bomfim

03 Agosto 2018 | 06h00

* Por Carolina Ercolin

 

O aborto volta a ser debatido no Supremo Tribunal Federal (STF) nesta sexta, 3, sob o comando da segunda presidente mulher da Corte, ministra Cármen Lúcia. O tema será relatado por Rosa Weber, que decidiu ouvir especialistas antes de fechar questão. Integram o debate mais de 40 entidades e especialistas ligadas à área de saúde, direitos humanos, religião e ciências.

São dois dias para discutir se devemos deixar de considerar crime o aborto voluntário até o terceiro mês de gestação. A ação do PSOL ainda pede o reforço do protagonismo da mulher na decisão, sem a necessidade de qualquer autorização legal.

 

A questão central a ser discutida nas audiências e nos autos está em arbitrar o início da vida e quais os direitos mais importantes, o do feto ou o da mulher. Antagônicos por natureza, os conceitos se aproximam neste podcast.

 

O que você vai ouvir aqui são dois especialistas, uma juíza de Direito e um filósofo, estabelecendo ao menos um ponto de contato no embate entre valores morais e de saúde pública.

 

A discussão no Brasil se estabelece ao mesmo tempo em que o Congresso argentino se prepara para votar uma lei pró-aborto no Senado, que tem arrastado multidões às ruas e uma posição firme da Igreja Católica (lembre que o Papa Francisco é argentino).

 

Convidados:
Filósofo Francisco Razzo autor do livro “Contra o Aborto”, editora Record
Dra. Dora Martins, juíza do Tribunal de Justiça de SP e porta-voz da Associação Juízes para a Democracia

 

Você pode participar com sugestões e comentários em nossa produção de podcasts. Aguardamos o seu e-mail no seguinte endereço: podcast@estadao.com.

 

ESTAMOS DISPONÍVEIS NA DEEZER!

Os podcasts do Estadão são oferecidos para consumo gratuito no serviço de streaming Deezer. Para ouvir, basta fazer o login na plataforma. Uma vez logado, é só colocar no campo de busca o nome do programa (“Estadão Notícias”) que você terá acesso imediato a todo nosso histórico de publicações. Você também pode acessar diretamente clicando neste link.

 

OUÇA TAMBÉM NO SPOTIFY!

O ‘Estadão Notícias’ é um dos poucos podcasts disponibilizados na plataforma de streaming Spotify. Para acessá-lo e passar a segui-lo, basta digitar o nome do programa (“Estadão Notícias”) no campo de busca. Ou pode clicar diretamente neste link.

 

(Andre Dusek/Estadão)

 

Mais conteúdo sobre:

abortoSTFdebate