As informações e opiniões formadas neste blog são de responsabilidade única do autor.

Análise Ibope: Vitória de Bolsonaro no 1º turno não pode ser descartada

Emanuel Bomfim

02 Outubro 2018 | 06h00

A nova rodada da pesquisa Ibope/Estadão/TV Globo sugere que o antipetismo foi o fator que mais mexeu com cenário apresentado para o primeiro turno das eleições na corrida presidencial. A análise é do cientista político Vitor Oliveira, entrevistado no episódio de hoje. A tese ganha sustentação com crescimento do candidato Jair Bolsonaro (PSL), agora com 31% das intenções de voto, o aumento da rejeição ao petista Fernando Haddad (de 27% para 38%) e o empate entre os dois no 2º turno (ambos com 42%). Vitor não descarta ainda uma possível vitória de Bolsonaro no 1º turno, atualmente com 38% dos votos válidos, segundo este levantamento. Ele vê poucas chances do pelotão abaixo, formado por Ciro Gomes (PDT), Geraldo Alckmin (PSDB) e Marina Silva (Rede), surpreender e conseguir uma vaga no turno decisivo. Ouça no player abaixo.

Se a última pesquisa Ibope já apresenta uma estagnação de Haddad, com 21% das intenções de voto, a segunda-feira não foi das mais animadoras para o PT. O juiz Sergio Moro levantou sigilo de parte da delação do ex-ministro Antonio Palocci. O conteúdo do depoimento revela, em detalhes, como funcionava o esquema de corrupção do PT junto à Petrobras. E tendo Lula como um dos mentores. O quanto esta delação pode causar de prejuízo na candidatura de Haddad? Conversamos sobre o assunto com a editora da ‘Coluna do Estadão’, Andreza Matais.

 

Programa de hoje abre a série “De Olho Neles”. Vamos apresentar ao longo dos próximos episódios a biografia e as principais propostas dos candidatos mais bem colocados nas pesquisas eleitorais. Hoje será a vez de Fernando Haddad, do PT.

 

Confira ainda a coluna “Direto ao Assunto”, com os comentário de José Nêumanne Pinto.

 

ESTAMOS DISPONÍVEIS NA DEEZER!

Os podcasts do Estadão são oferecidos para consumo gratuito no serviço de streaming Deezer. Para ouvir, basta fazer o login na plataforma. Uma vez logado, é só colocar no campo de busca o nome do programa (“Estadão Notícias”) que você terá acesso imediato a todo nosso histórico de publicações. Você também pode acessar diretamente clicando neste link.

 

OUÇA TAMBÉM NO SPOTIFY!

O ‘Estadão Notícias’ é um dos poucos podcasts disponibilizados na plataforma de streaming Spotify. Para acessá-lo e passar a segui-lo, basta digitar o nome do programa (“Estadão Notícias”) no campo de busca. Ou pode clicar diretamente neste link.