Até quando Brasil vai esperar reciprocidade americana? Ouça no ‘Estadão Notícias’

Até quando Brasil vai esperar reciprocidade americana? Ouça no ‘Estadão Notícias’

Gustavo Lopes Alves

03 de dezembro de 2019 | 06h00

A tão sonhada reciprocidade entre Brasil e Estados Unidos, desejada pelo presidente Jair Bolsonaro, ainda não aconteceu. O país cedeu em medidas com a esperança de que uma contrapartida fosse dada pelos norte-americanos, mas, por enquanto, não veio. Apesar do acordo que libera o uso da base de Alcântara, no Maranhão; da liberação de vistos para turistas dos EUA; e da renúncia ao status de economia emergente na OMC, a reciprocidade esperada do governo de Donald Trump não aconteceu. Afinal, o Brasil tem sido prejudicado pelos Estados Unidos?

Na edição de hoje, a correspondente do Estadão nos Estados Unidos, Beatriz Bulla, explica a decisão repentina do presidente norte-americano. Conversamos também com a membro da coordenação do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia para Estudos sobre os Estados Unidos, Neusa Bojikian sobre as questões comerciais entre os dois países.

OUÇA O ‘ESTADÃO NOTÍCIAS’ TAMBÉM NO YOUTUBE

Todas as edições deste podcast também são publicadas no canal do Estadão no Youtube. Para ouvir gratuitamente nesta plataforma, é só clicar aqui.

ESTAMOS DISPONÍVEIS NA DEEZER!

Os podcasts do Estadão são oferecidos para consumo gratuito no serviço de streaming Deezer. Para ouvir, basta fazer o login na plataforma. Uma vez logado, é só colocar no campo de busca o nome do programa (“Estadão Notícias”) que você terá acesso imediato a todo nosso histórico de publicações. Você também pode acessar diretamente clicando neste link.

OUÇA TAMBÉM NO SPOTIFY!

Os podcasts do Estadão também são oferecidos para consumo gratuito na plataforma de streaming Spotify. Para acessá-lo e passar a segui-lo, basta digitar o nome do programa (“Estadão Notícias”) no campo de busca. Ou pode clicar diretamente neste link.

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.