Balanços e Projeções #5: Cenários incertos para as eleições de 2018
As informações e opiniões formadas neste blog são de responsabilidade única do autor.

Balanços e Projeções #5: Cenários incertos para as eleições de 2018

Gustavo Lopes Alves

29 de dezembro de 2017 | 05h46

Edição desta sexta-feira, 29, dá sequência à série especial com balanços sobre o ano de 2017 e projeções para 2018. São entrevistas e debates nas mais diversas áreas de cobertura: política, economia, cultura, segurança pública… Programa de hoje analisa possíveis cenários para a eleição presidencial do ano que vem, num momento em que há sinais de crise na democracia representativa e de contestações ao atual sistema político desgastado pelas sucessivas crises dos últimos quatro anos. O voto poderia ser uma resposta a esse clima geral de descontentamento com a política? Nesse contexto, há incertezas sobre o rumo do eleitorado, a capacidade de renovação dos quadros políticos e o poder de influência do ativismo digital, principalmente por meio das redes sociais. Ouça no player abaixo:

Há, ainda, a indefinição sobre a situação jurídica do ex-presidente Lula, que lidera as pesquisas de intenção de voto. Como se organizariam as forças de esquerda no caso de um impedimento da candidatura do petista? A polarização entre PT e PSDB poderia ser substituída por um cenário de pulverização do voto? E a economia, poderia ser fator decisivo para a escolha do sucessor de Michel Temer?

Para dar respostas a essas questões, convidamos a professora coordenadora da especialização em direito eleitoral do Instituto de Direito Público de São Paulo (IDP-SP), Karina Kufa, e o colunista de política do Estadão José Roberto de Toledo. No debate, também serão analisadas as divergências na interpretação da Lei da Ficha Limpa e os riscos de propostas de radicalização política que ferem preceitos da Constituição brasileira.

Você pode participar com sugestões e comentários em nossa produção de podcasts. Aguardamos o seu e-mail no seguinte endereço: podcast@estadao.com

AGORA ESTAMOS DISPONÍVEIS NA DEEZER!
Os podcasts do Estadão acabam de ganhar um novo canal de distribuição: o serviço de streaming Deezer. Para ouvir, basta se logar na plataforma. Uma vez logado, é só colocar no campo de buscas o nome do programa (“Estadão Notícias”) que você terá acesso imediato a todo nosso histórico de publicações. Você também pode acessar diretamente clicando neste link.

OUÇA TAMBÉM NO SPOTIFY!
O ‘Estadão Notícias’ é um dos poucos podcasts disponibilizados na plataforma de streaming Spotify. Para acessá-lo e passar a segui-lo, basta digitar o nome do programa (“Estadão Notícias”) no campo de buscas. Ou pode clicar diretamente neste link.