PUBLICIDADE

Foto do(a) blog

Baixe e ouça as principais notícias e análises

Balanços e Projeções #6: Perspectivas para a economia brasileira em 2018

Por Gustavo Lopes Alves
Atualização:

Edição desta terça-feira, 02, dá sequência à série especial com balanços sobre o ano de 2017 e projeções para 2018. São entrevistas e debates nas mais diversas áreas de cobertura: política, economia, cultura, segurança pública... Programa de hoje analisa possíveis cenários para a economia brasileira no ano que começa. Em 2017, alguns segmentos já deram os primeiros sinais de um início de recuperação após um período de recessão. Com a inflação em queda, o Comitê de Política Monetária do Banco Central reduziu a taxa básica de juros para 7% ao ano, o menor patamar da história. Além disso, medidas pontuais adotadas pelo governo, como a liberação de saques das contas inativas do FGTS, tiveram impacto positivo principalmente no comércio. Ouça no player abaixo:

PUBLICIDADE

Mas há, ainda, a incerteza sobre a aprovação da reforma da Previdência, cuja discussão só será retomada pela Câmara dos Deputados em fevereiro, depois do Carnaval. A capacidade de articulação política do presidente Michel Temer será suficiente para, em ano eleitoral, mudar o cenário desfavorável à proposta do governo? E o que aconteceria com a economia e com as contas públicas no caso de a reforma não avançar?

Para dar respostas a essas questões, convidamos o professor coordenador do Fórum de Economia da FGV, Nelson Marconi, o diretor de Análise Setorial e Inteligência de Mercado da Consultoria Tendências, Adriano Pitoli, e a editora de economia do Broadcast da Agência Estado e colunista da Rádio Eldorado Silvia Araújo. No debate, também serão abordados temas como a retomada do investimento produtivo, as projeções para o crescimento da economia e a situação do desemprego no País.

Você pode participar com sugestões e comentários em nossa produção de podcasts. Aguardamos o seu e-mail no seguinte endereço: podcast@estadao.com

AGORA ESTAMOS DISPONÍVEIS NA DEEZER! Os podcasts do Estadão acabam de ganhar um novo canal de distribuição: o serviço de streaming Deezer. Para ouvir, basta se logar na plataforma. Uma vez logado, é só colocar no campo de buscas o nome do programa ("Estadão Notícias") que você terá acesso imediato a todo nosso histórico de publicações. Você também pode acessar diretamente clicando neste link.

Publicidade

OUÇA TAMBÉM NO SPOTIFY! O 'Estadão Notícias' é um dos poucos podcasts disponibilizados na plataforma de streaming Spotify. Para acessá-lo e passar a segui-lo, basta digitar o nome do programa ("Estadão Notícias") no campo de buscas. Ou pode clicar diretamente neste link.

O ministro da Fazenda Henrique Meirelles. FOTO:DIDA SAMPAIO/ESTADAO Foto: Estadão