Foto do(a) blog

Baixe e ouça as principais notícias e análises

'Bolsolão': o elo entre o governo e o Centrão; ouça no 'Estadão Notícias'

PUBLICIDADE

Por Por Jefferson Perleberg
Atualização:

Em uma série de reportagens publicadas desde janeiro deste ano, o Estadão tem revelado a existência de um orçamento secreto no governo Bolsonaro como forma de garantir apoio parlamentar. Tudo começou com a eleição para a presidência das Casas Legislativas, que resultou nas vitórias de Arthur Lira (PP-AL) e Rodrigo Pacheco (PSD-MG), e seguiu em outras votações consideradas estratégicas.

PUBLICIDADE

Por causa disso, a ministra Rosa Weber, do Supremo Tribunal Federal (STF), suspendeu os pagamentos feitos pelo governo de Jair Bolsonaro feitos por meio do orçamento secreto. Hoje, através do plenário virtual, os ministros do STF vão votar sobre a licitude da distribuição desses recursos por parte do governo federal.

Nas redes sociais e no Parlamento brasileiro cresce a pressão para a criação de uma CPI do "Bolsolão", para investigar a liberação de emendas para deputados na votação da PEC dos Precatórios. Uma espécie de "mensalão" do Bolsonaro.

Mas, como fica a situação política de Bolsonaro e Arthur Lira diante dessa situação? Qual impacto terá se as emendas de relator forem definitivamente suspensas pelo STF? 

No episódio do Estadão Notícias desta terça-feira, vamos analisar essas questões com o repórter Breno Pires, autor dessa série de apurações sobre o orçamento secreto.

Publicidade

O Estadão Notícias está disponível no Spotify, Deezer, Apple Podcasts, Google podcasts, ou no agregador de podcasts de sua preferência.

Apresentação: Gustavo Lopes

Produção/Edição: Jefferson Perleberg, Ana Paula Niederauer e Leonardo Leão.

Montagem: Moacir Biasi

 
Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.