Bolsonaro X CPI: começa a batalha no Senado; ouça no ‘Estadão Notícias’

Bolsonaro X CPI: começa a batalha no Senado; ouça no ‘Estadão Notícias’

Por Barbara Rubira

28 de abril de 2021 | 00h10

Nesta terça-feira, 27, foi instalada a CPI da Covid, que vai apurar ações e omissões do governo Bolsonaro no enfrentamento da pandemia e fiscalizar a aplicação de recursos federais enviados a Estados e municípios na crise sanitária.

O senador Omar Aziz (PSD-AM) foi eleito o presidente da Comissão. Randolfe Rodrigues (Rede-AP), um dos autores do pedido de criação da CPI, é o vice. E depois de muita controvérsia, Renan Calheiros (MDB-AL) foi escolhido por Aziz como relator.

Os primeiros nomes a serem ouvidos já foram definidos, a começar pelo ex-ministro da Saúde Luiz Henrique Mandetta. Seus sucessores na pasta devem ser ouvidos em seguida. Os integrantes do colegiado devem oficializar o plano de trabalho e votar o cronograma em uma nova sessão nesta quinta-feira, 29. 

O Estadão lançou nesta terça o Monitor da CPI, para acompanhar o andamento das apurações e depoimentos ao longo dos próximos 90 dias. E para trazer os bastidores e o que podemos esperar dos próximos passos da Comissão, participam do episódio de hoje os repórteres de política do Estadão Adriana Ferraz e André Shalders.

O Estadão Notícias está disponível no Spotify, Deezer, Apple Podcasts, Google Podcasts, ou no agregador de podcasts de sua preferência.

Apresentação: Emanuel Bomfim e Bárbara Rubira

Produção/Edição: Gustavo Lopes, Ana Paula Niederauer e Bárbara Rubira

Sonorização/Montagem: Moacir Biasi

Tudo o que sabemos sobre:

CPI da Covidpandemiacoronavíruspolítica

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.