Brasil à beira do descontrole inflacionário? Ouça no ‘Estadão Notícias’

Brasil à beira do descontrole inflacionário? Ouça no ‘Estadão Notícias’

Gustavo Lopes Alves

10 de dezembro de 2020 | 00h10

O Brasil apresentou o pior dado de inflação dos últimos 5 anos, no mês de novembro. O reflexo do acumulado em 2020 pode ser visto nas prateleiras dos supermercados. Arroz, carnes, legumes, hortaliças, e outros grãos, como a soja, tiveram um aumento expressivo nos preços. O problema é que a inflação pesa no bolso dos mais pobres, que passam a comprometer mais de 20% da sua renda com alimentação, enquanto famílias de classe média conseguem controlar melhor essa despesa. O aumento do preço também está presente nos combustíveis, como o gás em botijão, e também na energia elétrica. Com esse cenário, a retomada do crescimento econômico pode demorar, gerando a combinação explosiva de desemprego + inflação.

Afinal, por que a inflação vem aumentando? Quais os dispositivos podem ser usados para frear a alta dos alimentos? Na edição de hoje, conversamos sobre o assunto com o economista da FGV/Ibre, André Braz.

ESTAMOS DISPONÍVEIS NA DEEZER!

Os podcasts do Estadão são oferecidos para consumo gratuito no serviço de streaming Deezer. Para ouvir, basta fazer o login na plataforma. Uma vez logado, é só colocar no campo de busca o nome do programa (“Estadão Notícias”) que você terá acesso imediato a todo nosso histórico de publicações. Você também pode acessar diretamente clicando neste link.

OUÇA TAMBÉM NO SPOTIFY!

Os podcasts do Estadão também são oferecidos para consumo gratuito na plataforma de streaming Spotify. Para acessá-lo e passar a segui-lo, basta digitar o nome do programa (“Estadão Notícias”) no campo de busca. Ou pode clicar diretamente neste link.

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.