Brasil vai passar vergonha na Cúpula do Clima? Ouça no ‘Estadão Notícias’

Brasil vai passar vergonha na Cúpula do Clima? Ouça no ‘Estadão Notícias’

Gustavo Lopes Alves

19 de abril de 2021 | 00h10

Na próxima semana, o presidente Jair Bolsonaro participa da Cúpula de Líderes sobre o Clima, organizada pelo governo dos Estados Unidos. Por causa da pandemia, o evento será realizado de forma virtual nos dias 22 e 23 de abril. Joe Biden já disse que espera do presidente brasileiro seriedade na discussão sobre desmatamento.

Por outro lado, o presidente norte-americano vem sofrendo pressões de organizações internacionais de meio ambiente para não fechar um acordo com o governo Bolsonaro, por acreditarem que o líder brasileiro não é confiável e que repassar recursos antes de haver progresso real seria premiar o retrocesso.

Diante de tantas polêmicas, o governo Jair Bolsonaro avalia anunciar o aumento da verba destinada ao Ministério do Meio Ambiente durante a Cúpula do Clima. Em carta enviada a Biden, o presidente se comprometeu a acabar com o desmatamento ilegal no Brasil até 2030.

Afinal, que resultados práticos teremos para o Brasil após a Cúpula de Líderes sobre o Clima? No episódio de hoje, conversamos sobre o assunto com o cientista e ex-titular do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), Carlos Nobre. A correspondente em Washington, Beatriz Bulla, e o repórter do Estadão em Brasília, André Borges, falam sobre os preparativos de Estados Unidos e Brasil para a Cúpula do Clima

O Estadão Notícias está disponível no Spotify, Deezer, Apple Podcasts, Google Podcasts, ou no agregador de podcasts de sua preferência.

Apresentação: Emanuel Bomfim 

Produção/Edição: Gustavo Lopes e Ana Paula Niederauer 

Sonorização/Montagem: Moacir Biasi

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.