PUBLICIDADE

Foto do(a) blog

Baixe e ouça as principais notícias e análises

Caça às estátuas: história passada a limpo? Ouça no 'Estadão Notícias'

Por Gustavo Lopes Alves
Atualização:

Desde que as manifestações antirracistas eclodiram pelo mundo, um movimento de derrubar símbolos de figuras históricas autoritárias ou racistas surgiu. Em Londres, a estátua de Winston Churchill foi pichada. Nos Estados Unidos, a do conquistador das Américas, Cristóvão Colombo, foi arrancada e jogada em um rio. A queda desses símbolos representa uma ruptura com o passado, como aconteceu na morte de Sadam Hussein, por exemplo. No Brasil, essa discussão tem se tornado cada vez mais forte. Em São Paulo, se discute a retirada de uma estátua do bandeirante Borba Gato, conhecido pela caça e escravidão de indígenas. Como podemos entender esse fenômeno?

Na edição de hoje, conversamos sobre esse assunto com os historiadores, Paulo César Garcez Marins, da Universidade de São Paulo e Carlos Fico da Universidade Federal do Rio de Janeiro.

OUÇA O 'ESTADÃO NOTÍCIAS' TAMBÉM NO YOUTUBE

PUBLICIDADE

Todas as edições deste podcast também são publicadas no canal do Estadão no Youtube. Para ouvir gratuitamente nesta plataforma, é só clicar aqui.

ESTAMOS DISPONÍVEIS NA DEEZER!

Publicidade

Os podcasts do Estadão são oferecidos para consumo gratuito no serviço de streaming Deezer. Para ouvir, basta fazer o login na plataforma. Uma vez logado, é só colocar no campo de busca o nome do programa ("Estadão Notícias") que você terá acesso imediato a todo nosso histórico de publicações. Você também pode acessar diretamente clicando neste link.

OUÇA TAMBÉM NO SPOTIFY!

Os podcasts do Estadão também são oferecidos para consumo gratuito na plataforma de streaming Spotify. Para acessá-lo e passar a segui-lo, basta digitar o nome do programa ("Estadão Notícias") no campo de busca. Ou pode clicar diretamente neste link.

 
 
Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.