Caso George Floyd vai mudar o mundo? Ouça no ‘Estadão Notícias’

Caso George Floyd vai mudar o mundo? Ouça no ‘Estadão Notícias’

Gustavo Lopes Alves

05 de junho de 2020 | 06h00

Desde o dia 25 de maio, o mundo tem acompanhado uma série de manifestações contra o racismo, após George Floyd ser morto por um policial em Minnesota, nos Estados Unidos. O homem, que é negro, ficou 9 minutos com o seu pescoço sob o joelho do agente de segurança. Após o ocorrido, vários atos foram convocados no país e fora dele. Nesta semana, no Brasil, falas de um membro do governo geraram revolta na população. O presidente da Fundação Palmares, Sérgio Camargo, que é negro, chamou o movimento negro de “escória maldita” e zombou dos protestos pela morte de George Floyd nas redes sociais. Afinal, o que esses movimentos podem mudar em relação ao racismo estrutural em diversos países no mundo? Dá para comparar a realidade americana com a brasileira?

Na edição de hoje, conversamos sobre esse assunto com jornalista, professor, CEO da Revista Raça e ex-secretário da Igualdade Racial da cidade de São Paulo, Maurício Pestana. Além disso, a correspondente do Estadão em Washington, Beatriz Bulla, fala sobre a eclosão e extensão dos protestos e das reações políticas nos Estados Unidos. No quadro “Fique em Casa”, Renata Cafardo entrevista a atriz e cantora Emanuelle Araújo sobre como está encarando o período de quarentena e autoisolamento.

OUÇA O ‘ESTADÃO NOTÍCIAS’ TAMBÉM NO YOUTUBE

Todas as edições deste podcast também são publicadas no canal do Estadão no Youtube. Para ouvir gratuitamente nesta plataforma, é só clicar aqui.

ESTAMOS DISPONÍVEIS NA DEEZER!

Os podcasts do Estadão são oferecidos para consumo gratuito no serviço de streaming Deezer. Para ouvir, basta fazer o login na plataforma. Uma vez logado, é só colocar no campo de busca o nome do programa (“Estadão Notícias”) que você terá acesso imediato a todo nosso histórico de publicações. Você também pode acessar diretamente clicando neste link.

OUÇA TAMBÉM NO SPOTIFY!

Os podcasts do Estadão também são oferecidos para consumo gratuito na plataforma de streaming Spotify. Para acessá-lo e passar a segui-lo, basta digitar o nome do programa (“Estadão Notícias”) no campo de busca. Ou pode clicar diretamente neste link.

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.