PUBLICIDADE

Foto do(a) blog

Baixe e ouça as principais notícias e análises

Caso João de Deus: a vitória do feminismo e o abalo na fé; ouça no 'Estadão Notícias'

Por Emanuel Bomfim
Atualização:

João Teixeira de Faria, o médium conhecido popularmente como João de Deus, está no centro de um escândalo de grandes proporções: um líder espiritual que usou de seu status e da fragilidade emocional de suas seguidoras para abusá-las sexualmente. Este tem sido o teor das centenas de denúncias colhidas pelo Ministério Público de Goiás desde que o programa "Conversa com Bial" levou ao ar algumas delas, na Rede Globo, na semana passada. Relatos reunidos até o momento indicam que, depois da sessão, o médium ofereceria para as supostas vítimas atendimento particular, momento em que os abusos seriam cometidos.

PUBLICIDADE

O caso trouxe à tona reflexões importantes e universais, como a necessidade de que haja meios confiáveis para que as mulheres possam fazer denúncias de assédio, além de se sentirem fortalecidas para isso. Discutimos o assunto e seus desdobramentos numa conversa com o psiquiatra Daniel Barros, colunista do Estadão. Ele diz que é preciso evitar a ideia de que isso tenha uma raiz patológica, sob o risco de relativizar a gravidade das ações criminosas do agressor.

 

Episódio desta segunda-feira (15) ainda conta com agenda econômica da semana. Dados da inflação e a expectativa de subida de juros nos EUA estão no radar dos próximos dias, explica Silvia Araujo, editora do Broadcast econômico da Agência Estado.

 

Confira também a tradicional coluna "Direto ao Assunto", com José Nêumanne Pinto.

 

ESTAMOS DISPONÍVEIS NA DEEZER! Os podcasts do Estadão são oferecidos para consumo gratuito no serviço de streaming Deezer. Para ouvir, basta fazer o login na plataforma. Uma vez logado, é só colocar no campo de busca o nome do programa ("Estadão Notícias") que você terá acesso imediato a todo nosso histórico de publicações. Você também pode acessar diretamente clicando neste link.

Publicidade

 

OUÇA TAMBÉM NO SPOTIFY!

Os podcasts do Estadão também são oferecidos para consumo gratuito na plataforma de streaming Spotify. Para acessá-lo e passar a segui-lo, basta digitar o nome do programa ("Estadão Notícias") no campo de busca. Ou pode clicar diretamente neste link.

 

 Foto: Estadão
Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.