Caso Solberg: o esporte como palco de manifestações; ouça no ‘Estadão Notícias’

Caso Solberg: o esporte como palco de manifestações; ouça no ‘Estadão Notícias’

Gustavo Lopes Alves

12 de outubro de 2020 | 00h10

Em um campeonato de vôlei de praia, ao ganhar a medalha de bronze, a atleta Carol Solberg, durante entrevista para TV, gritou “fora Bolsonaro”. O ato da jogadora foi repudiado publicamente pela Confederação Brasileira de Vôlei, e acabou sendo denunciada pela procuradoria desportiva, podendo ser punida com até 100 mil reais de multa e exclusão de torneios. O caso chama atenção, principalmente, em um momento que atletas de todo o planeta tem tido um papel de posicionamento perante questões da sociedade. Um exemplo, são os protestos antirracistas no futebol, no basquete e no futebol americano. Além disso, existe o questionamento do por que outros atletas, que também se manifestaram dessa forma, não tiveram a mesma rigidez aplicada a Carol Solberg.

Afinal, atletas podem ou não se manifestar politicamente durante eventos esportivos? Na edição de hoje, conversamos com o editor de Esportes do Estadão, Robson Morelli, e com o presidente da Comissão de Direito Desportivo da OAB Campinas e conselheiro do Instituto Brasileiro do Direito Desportivo, Filipe Souza.

OUÇA O ‘ESTADÃO NOTÍCIAS’ TAMBÉM NO YOUTUBE

Todas as edições deste podcast também são publicadas no canal do Estadão no Youtube. Para ouvir gratuitamente nesta plataforma, é só clicar aqui.

ESTAMOS DISPONÍVEIS NA DEEZER!

Os podcasts do Estadão são oferecidos para consumo gratuito no serviço de streaming Deezer. Para ouvir, basta fazer o login na plataforma. Uma vez logado, é só colocar no campo de busca o nome do programa (“Estadão Notícias”) que você terá acesso imediato a todo nosso histórico de publicações. Você também pode acessar diretamente clicando neste link.

OUÇA TAMBÉM NO SPOTIFY!

Os podcasts do Estadão também são oferecidos para consumo gratuito na plataforma de streaming Spotify. Para acessá-lo e passar a segui-lo, basta digitar o nome do programa (“Estadão Notícias”) no campo de busca. Ou pode clicar diretamente neste link.

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.