Com ou sem Regina, qual será o destino da Cinemateca? Ouça no ‘Estadão Notícias’

Com ou sem Regina, qual será o destino da Cinemateca? Ouça no ‘Estadão Notícias’

Gustavo Lopes Alves

09 de junho de 2020 | 06h00

Regina Duarte foi retirada da Secretária da Cultura com a promessa de assumir a administração da Cinemateca Brasileira. O que talvez ela não tivesse plena ciência era sobre a grave situação financeira da instituição, que pode até fechar as portas. O espaço é o mais antigo local de preservação de cinema do País, responsável pelo maior acervo audiovisual da América Latina. Funcionários da Cinemateca, divulgaram uma carta pedindo socorro, e informando que não receberam nenhuma verba do governo federal desde o início do ano. O orçamento anual da instituição, represado pelo governo, é de cerca de R$12 milhões. A questão é: com Regina Duarte, a União pode voltar a administrar a Cinemateca diretamente? Qual o futuro desse importante patrimônio cultural brasileiro?

Na edição de hoje, conversamos sobre esse assunto com o repórter do Caderno 2, Guilherme Sobota, como o professor e coordenador do curso de cinema da FAAP, Humberto Neiva, com a cineasta e Diretora da Mostra Internacional de Cinema de SP, Renata de Almeida, e com a designer e apresentador do “Navega”, na Rádio Eldorado, Baba Vacaro. No quadro “Fique em Casa”, Renata Cafardo entrevista a atriz Flávia Alessandra sobre como está encarando o período de quarentena e autoisolamento.

OUÇA O ‘ESTADÃO NOTÍCIAS’ TAMBÉM NO YOUTUBE

Todas as edições deste podcast também são publicadas no canal do Estadão no Youtube. Para ouvir gratuitamente nesta plataforma, é só clicar aqui.

ESTAMOS DISPONÍVEIS NA DEEZER!

Os podcasts do Estadão são oferecidos para consumo gratuito no serviço de streaming Deezer. Para ouvir, basta fazer o login na plataforma. Uma vez logado, é só colocar no campo de busca o nome do programa (“Estadão Notícias”) que você terá acesso imediato a todo nosso histórico de publicações. Você também pode acessar diretamente clicando neste link.

OUÇA TAMBÉM NO SPOTIFY!

Os podcasts do Estadão também são oferecidos para consumo gratuito na plataforma de streaming Spotify. Para acessá-lo e passar a segui-lo, basta digitar o nome do programa (“Estadão Notícias”) no campo de busca. Ou pode clicar diretamente neste link.

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.