Como Brasil enfrentou a gripe espanhola? Qual era a ‘cloroquina’ da época? Ouça no ‘Estadão Notícias’
As informações e opiniões formadas neste blog são de responsabilidade única do autor.

Como Brasil enfrentou a gripe espanhola? Qual era a ‘cloroquina’ da época? Ouça no ‘Estadão Notícias’

Gustavo Lopes Alves

27 de maio de 2020 | 06h00

Apesar da singularidade desses tempos, a história da humanidade oferece exemplos muito ricos para entendermos o que estamos passando. O mundo já enfrentou outras pandemias que ceifaram a vida de milhões de pessoas. O paralelo mais significativo é com a gripe espanhola, que matou mais de 50 milhões de vidas pelo mundo. Ao se debruçar pelo período, é possível identificar ocorrências muito semelhantes com o atual momento, especialmente no caso brasileiro, como a falta de coordenação na gestão do problema, desprezo pela real gravidade da doença, promessa de remédios milagrosos e a falta de proteção das camadas mais pobres da população. Afinal, o que o Brasil poderia aprender com epidemias do passado no combate à Covid-19?

Na edição de hoje, apresentamos um pequeno resumo histórico de como algumas doenças afetaram o País, com foco na gripe espanhola, com a ajuda da professora Christiane Maria Cruz de Souza, doutora em História das Ciências e da Saúde pela Fundação Oswaldo Cruz, e com o professor  João Malaia, do Departamento de História da Universidade Federal de Santa Maria.

OUÇA O ‘ESTADÃO NOTÍCIAS’ TAMBÉM NO YOUTUBE

Todas as edições deste podcast também são publicadas no canal do Estadão no Youtube. Para ouvir gratuitamente nesta plataforma, é só clicar aqui.

ESTAMOS DISPONÍVEIS NA DEEZER!

Os podcasts do Estadão são oferecidos para consumo gratuito no serviço de streaming Deezer. Para ouvir, basta fazer o login na plataforma. Uma vez logado, é só colocar no campo de busca o nome do programa (“Estadão Notícias”) que você terá acesso imediato a todo nosso histórico de publicações. Você também pode acessar diretamente clicando neste link.

OUÇA TAMBÉM NO SPOTIFY!

Os podcasts do Estadão também são oferecidos para consumo gratuito na plataforma de streaming Spotify. Para acessá-lo e passar a segui-lo, basta digitar o nome do programa (“Estadão Notícias”) no campo de busca. Ou pode clicar diretamente neste link.

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.