Coronavírus: brasileiros contam seus dramas para voltar ao país; ouça no ‘Estadão Notícias’

Coronavírus: brasileiros contam seus dramas para voltar ao país; ouça no ‘Estadão Notícias’

Gustavo Lopes Alves

27 de março de 2020 | 06h00

O fechamento de fronteiras e espaços aéreos pelo mundo por causa do coronavírus trouxe um problema diplomático e de direitos humanos para o Brasil. Com a interrupção do funcionamento parcial de vários aeroportos pelo mundo, muitos brasileiros ficaram sem opção para voltar ao Brasil. Alguns tiveram que contar com a boa vontade de moradores desses locais para poder dormir e comer. Em outros casos, funcionários desses aeroportos se compadeceram da situação e passaram a oferecer um canto de descanso e café da manhã. A questão é que em todos esses casos, as pessoas se sentem abandonadas pelas embaixadas e consulados do Brasil, e também pelas companhias aéreas. Afinal, qual a responsabilidade do governo brasileiro com seus compatriotas? As companhias aéreas também devem prestar assistência?

Na edição de hoje, ouvimos os relatos de brasileiros que estão espalhados pelo mundo, e não conseguem retornar ao Brasil. Eles contam a situação em que estão enquanto aguardam ajuda. Além disso, conversamos com a professora de Direito Internacional e comparado da USP, Maristela Basso, sobre a situação dessas pessoas.

OUÇA O ‘ESTADÃO NOTÍCIAS’ TAMBÉM NO YOUTUBE

Todas as edições deste podcast também são publicadas no canal do Estadão no Youtube. Para ouvir gratuitamente nesta plataforma, é só clicar aqui.

ESTAMOS DISPONÍVEIS NA DEEZER!

Os podcasts do Estadão são oferecidos para consumo gratuito no serviço de streaming Deezer. Para ouvir, basta fazer o login na plataforma. Uma vez logado, é só colocar no campo de busca o nome do programa (“Estadão Notícias”) que você terá acesso imediato a todo nosso histórico de publicações. Você também pode acessar diretamente clicando neste link.

OUÇA TAMBÉM NO SPOTIFY!

Os podcasts do Estadão também são oferecidos para consumo gratuito na plataforma de streaming Spotify. Para acessá-lo e passar a segui-lo, basta digitar o nome do programa (“Estadão Notícias”) no campo de busca. Ou pode clicar diretamente neste link.

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.