As informações e opiniões formadas neste blog são de responsabilidade única do autor.

De pai para filho: o poder das famílias na política; ouça no ‘Estadão Notícias’

Gustavo Lopes Alves

04 de novembro de 2020 | 00h10

Em ano de eleição é comum observarmos que muitos candidatos vêm de uma linhagem antiga de políticos. Geralmente, o poder exercido por vários desses clãs e grupos tem impedido que surjam novas lideranças. No Brasil, exemplos “dinásticos” não faltam: Sarneys, Barbalhos, Calheiros, entre outros. Em algumas cidades, a mesma família está no poder há mais de 20 anos. A tendência é achar que essas oligarquias são mais presentes no Nordeste. Ledo engano. É possível observar esse mesmo movimento em cidades de todo o País.

Afinal, quais são as causas da perpetuação de poder? Porque é tão difícil romper com esse ciclo e oxigenar a política com novas lideranças? Na edição de hoje, conversamos com o cientista político e coordenador do blog Legis-Ativo do Estadão, Humberto Dantas.

ESTAMOS DISPONÍVEIS NA DEEZER!

Os podcasts do Estadão são oferecidos para consumo gratuito no serviço de streaming Deezer. Para ouvir, basta fazer o login na plataforma. Uma vez logado, é só colocar no campo de busca o nome do programa (“Estadão Notícias”) que você terá acesso imediato a todo nosso histórico de publicações. Você também pode acessar diretamente clicando neste link.

OUÇA TAMBÉM NO SPOTIFY!

Os podcasts do Estadão também são oferecidos para consumo gratuito na plataforma de streaming Spotify. Para acessá-lo e passar a segui-lo, basta digitar o nome do programa (“Estadão Notícias”) no campo de busca. Ou pode clicar diretamente neste link.

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.