Eleições 2020: as milícias no pleito; ouça no ‘Estadão Notícias’

AO VIVO

Acompanhe notícias do coronavírus em tempo real

As informações e opiniões formadas neste blog são de responsabilidade única do autor.

Eleições 2020: as milícias no pleito; ouça no ‘Estadão Notícias’

Gustavo Lopes Alves

27 de janeiro de 2020 | 05h00

A interferência de milícias na política do Rio de Janeiro e o risco de expansão do problema para o resto do Brasil, nas eleições 2020, preocupam autoridades, políticos e estudiosos. A ação de grupos paramilitares, sob o regime autoritário do medo, tem sido observada nos últimos anos em outros Estados, em especial na região Nordeste. Nenhum caso igual ao do Rio, onde atuam desde os anos 1980. Infiltrando candidatos próprios, financiando candidaturas aliadas, controlando o voto dos eleitores e determinando quem pode e não pode fazer campanha nas áreas dominadas, as milícias são o tipo de organização criminosa com maior capacidade de se infiltrar na máquina pública e nas esferas políticas. Afinal, como milicianos interferem nas disputas eleitorais? Quais os motivos que levam milicianos a se infiltrarem no Legislativo e no Executivo do país?

Na edição de hoje, a apuração do repórter do Estadão Ricardo Brandt sobre a ação desses grupos, visando o pleito de 2020. Ouça as análises de autoridades, políticos e estudiosos sobre este problema e como combatê-lo.

OUÇA O ‘ESTADÃO NOTÍCIAS’ TAMBÉM NO YOUTUBE

Todas as edições deste podcast também são publicadas no canal do Estadão no Youtube. Para ouvir gratuitamente nesta plataforma, é só clicar aqui.

 

ESTAMOS DISPONÍVEIS NA DEEZER!

Os podcasts do Estadão são oferecidos para consumo gratuito no serviço de streaming Deezer. Para ouvir, basta fazer o login na plataforma. Uma vez logado, é só colocar no campo de busca o nome do programa (“Estadão Notícias”) que você terá acesso imediato a todo nosso histórico de publicações. Você também pode acessar diretamente clicando neste link.

 

OUÇA TAMBÉM NO SPOTIFY!

Os podcasts do Estadão também são oferecidos para consumo gratuito na plataforma de streaming Spotify. Para acessá-lo e passar a segui-lo, basta digitar o nome do programa (“Estadão Notícias”) no campo de busca. Ou pode clicar diretamente neste link.

DIDA SAMPAIO / ESTADÃO

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

Tendências: