Eliane analisa dados da mais recente pesquisa Datafolha

Laís Gottardo

27 de maio de 2022 | 10h29

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) abriu 21 pontos porcentuais de vantagem sobre o presidente Jair Bolsonaro (PL) no primeiro turno, aponta pesquisa do Datafolha divulgada nesta quinta-feira. De acordo com o levantamento, o petista lidera a corrida presidencial com 48% das intenções de voto, seguido por Bolsonaro (27%) e Ciro Gomes (PDT), com 7%. Os demais candidatos não ultrapassam 2%. “Bolsonaro perdeu fôlego e não está tendo margens para ampliar seus votos – seja entre mulheres, pessoas com ensino fundamental, os que ganham o Auxílio Brasil, evangélicos ou empresários. A pesquisa é muito boa para Lula e muito ruim para o presidente. Mas a consolidação do ex-presidente atrapalha Simone Tebet na terceira via. Candidato forte, como está Lula, é sempre ímã para o eleitor e para os partidos que ainda estão procurando um candidato”, avalia Cantanhêde.

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) afastou os agentes envolvidos no caso de Genivaldo de Jesus Santos, de 38 anos, morto em uma viatura da corporação nessa quarta-feira. O órgão, que abriu processo disciplinar sobre o caso, não informou qual foi o número de agentes afastados. O ministro da Justiça e Segurança Pública, Anderson Torres, disse ontem ter determinado a abertura de investigações pelas Polícia Federal e pela PRF sobre o assassinato. “Genivaldo é nosso George Floyd brasileiro. Todos protestaram contra aquilo, nos EUA. No Brasil não há movimentos organizados ou indignação a altura deste crime”, diz Eliane.

#PerguntePraEliane

Os ouvintes podem mandar perguntas para Eliane Cantanhêde pelas redes sociais da Eldorado e pelo WhatsApp no quadro #PerguntepraEliane. Para participar, basta encaminhar suas perguntas com essa hashtag para o perfil da Rádio Eldorado no Facebook, cujo endereço é facebook.com/radioeldorado. O perfil do Twitter é @eldoradoradio e do Instagram, @radioeldorado. O telefone para participar via WhatsApp é (11) 99481-1777.

ESTAMOS DISPONÍVEIS NA DEEZER!
Os podcasts do Estadão são oferecidos para consumo gratuito no serviço de streaming Deezer. Para ouvir, basta fazer o login na plataforma. Uma vez logado, é só colocar no campo de busca o nome do programa (“Editorial Estadão”) para você ter acesso imediato a todo nosso histórico de publicações. Você também pode acessar diretamente clicando neste link.

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.