PUBLICIDADE

Foto do(a) blog

Baixe e ouça as principais notícias e análises

Eliane: "Bolsonaro consegue reunir a sociedade civil contra si"

Por Laís Gottardo
Atualização:

No dia seguinte ao ataque do presidente Jair Bolsonaro ao processo eleitoral brasileiro, o governo dos Estados Unidos afirmou nesta terça que as eleições brasileiras servem como modelo para o mundo e disse confiar que o resultado vai refletir o desejo do eleitor. Como o Estadão antecipou, o governo Joe Biden preparava uma resposta à ofensiva diplomática de Bolsonaro, que reuniu cerca de 70 diplomatas na véspera para minar a confiança no sistema de votação adotado no País, sem que nenhuma fraude nas urnas eletrônicas tenha sido comprovada na história, diferentemente do que o presidente afirma. "As oposições estavam muito quietas diante das investidas do Bolsonaro contra vacinas, máscaras, isolamento; ataques à Amazônia, pastores no MEC, erros na política externa... e, aí, o próprio presidente consegue o que a oposição não conseguiu: reunir a sociedade civil contra ele. O que aconteceu foi inédito; Jair Bolsonaro chamou o Brasil de 'republiqueta de bananas' aos embaixadores", opina Eliane.

Participando do Fórum Digital Corrupção em Debate, promovido nesta terça-feira, pelo Estadão e o Instituto Não Aceito Corrupção (INAC), o procurador regional da República da 1ª Região e presidente da Associação Nacional dos Procuradores da República, Ubiratan Cazetta, também cobrou reação imediata das instituições, em defesa da Constituição e do sistema eleitoral brasileiro, depois dos ataques de Bolsonaro às urnas eletrônicas e ministros do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). "As dúvidas que ficam, inclusive no ambiente diplomático sediado em Brasília, é por que o presidente está esticando tanto esta corda? O que ele pretende? E a palavra 'golpe' volta com muita força", diz Cantanhêde.

PUBLICIDADE

#PerguntePraEliane

Os ouvintes podem mandar perguntas para Eliane Cantanhêde pelas redes sociais da Eldorado e pelo WhatsApp no quadro #PerguntepraEliane. Para participar, basta encaminhar suas perguntas com essa hashtag para o perfil da Rádio Eldorado no Facebook, cujo endereço é facebook.com/radioeldorado. O perfil do Twitter é @eldoradoradio e do Instagram, @radioeldorado. O telefone para participar via WhatsApp é (11) 99481-1777.

ESTAMOS DISPONÍVEIS NA DEEZER! Os podcasts do Estadão são oferecidos para consumo gratuito no serviço de streaming Deezer. Para ouvir, basta fazer o login na plataforma. Uma vez logado, é só colocar no campo de busca o nome do programa ("Editorial Estadão") para você ter acesso imediato a todo nosso histórico de publicações. Você também pode acessar diretamente clicando neste link.

Publicidade

 
Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.