Eliane: ‘Ocidente tem as sanções como teto de reação contra a Rússia’

Laís Gottardo

04 de março de 2022 | 10h18

Após bombeiros conterem o fogo que se alastrou em parte da usina nuclear de Zaporizhzhia, a maior da Europa, no sudeste da Ucrânia, autoridades do país confirmaram que tropas russas assumiram o controle do local na manhã desta sexta-feira, 4 (madrugada em Brasília). “O Ocidente, liderado por EUA e Europa, tem as sanções como teto de suas reações; não pegará em armas. Então, os meios de reação estão praticamente se esgotando. Todo cuidado é pouco neste momento”, avalia Cantanhêde.

O Brasil vai receber refugiados que estão fugindo da guerra na Ucrânia. Nesta quinta-feira, os ministérios das Relações Exteriores e da Justiça e Segurança Pública assinaram a portaria que autoriza a acolhida humanitária para nacionais ucranianos e apátridas que tenham sido afetados pelos ataques russos em território ucraniano. “O mundo todo sabe que o Brasil é um País acolhedor. Mas é preciso que, além de condições legais, criemos condições humanitárias de acolher os fugitivos de guerra”, opina Eliane.

#PerguntePraEliane

Os ouvintes podem mandar perguntas para Eliane Cantanhêde pelas redes sociais da Eldorado e pelo WhatsApp no quadro #PerguntepraEliane. Para participar, basta encaminhar suas perguntas com essa hashtag para o perfil da Rádio Eldorado no Facebook, cujo endereço é facebook.com/radioeldorado. O perfil do Twitter é @eldoradoradio e do Instagram, @radioeldorado. O telefone para participar via WhatsApp é (11) 99481-1777.

ESTAMOS DISPONÍVEIS NA DEEZER!
Os podcasts do Estadão são oferecidos para consumo gratuito no serviço de streaming Deezer. Para ouvir, basta fazer o login na plataforma. Uma vez logado, é só colocar no campo de busca o nome do programa (“Editorial Estadão”) para você ter acesso imediato a todo nosso histórico de publicações. Você também pode acessar diretamente clicando neste link.

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.