PUBLICIDADE

Foto do(a) blog

Baixe e ouça as principais notícias e análises

'Estadão Notícias': A batalha pela reforma da Previdência

Por Emanuel Bomfim
Atualização:

Edição desta sexta-feira, 08, analisa os bastidores políticos da batalha pela aprovação da reforma da Previdência num bate-papo com os jornalistas Andreza Matais, editora da 'Coluna do Estadão', e Pedro Venceslau, repórter de 'Política'. Os dois estão em Brasília e acompanham a evolução das articulações com as lideranças partidárias. Andreza conta que o governo adotou uma estratégia de passar a mensagem de que o clima é favorável, mesmo que não tenha a plena segurança de que os 308 votos estão garantidos - este é o patamar mínimo para a reforma ser aprovada no plenário da Câmara dos Deputados. Além disso, Andreza relata que a saída de Antônio Imbassahy do ministério da Secretaria de Governo será acelerada como forma de agradar o "centrão". O deputado Carlos Marun (PMDB-MS), enfim, vai assumir o cargo. Ouça análise completa no player abaixo.

PUBLICIDADE

Do lado do PSDB, o cenário ainda é incerto em relação à reforma, afirma Pedro Venceslau. O governador de SP, Geraldo Alckmin, diz que vai buscar a reversão dos votos assim que assumir a presidência do partido na convenção nacional deste sábado, em Brasília. O papel dos tucanos é vital para que a PEC possa avançar na Câmara ainda este ano.

 

Programa de hoje volta a falar sobre a situação de Israel, após decisão do presidente dos EUA, Donald Trump, em reconhecer Jerusalém como capital do país e transferir a embaixada para a cidade. Confira o depoimento do estudante brasileiro Eitan Gottfried que mora lá. Segundo ele, o clima atualmente é de cautela diante do aumento de manifestações e a promessa da Intifada. Ainda assim, ele conta que a convivência diária entre judeus e palestinos tem sido harmônica e contrasta com o discurso agressivo dos líderes políticos. Por fim, o jornalista Roberto Godoy explica quais estratégias militares foram tomadas pelo governo de Israel desde o anúncio de Donald Trump.

 

Para participar do programa com seu comentário ou sugestão, você pode mandar um email para: podcast@estadao.com

 

OUÇA TAMBÉM NO SPOTIFY!

Publicidade

O 'Estadão Notícias' é um dos poucos podcasts disponibilizados na plataforma de streaming Spotify (conhecida pelo acervo musical). Para acessá-lo e passar a segui-lo, basta digitar o nome do programa ("Estadão Notícias") no campo de buscas. Ou pode clicar diretamente neste link.

Presidente da Câmara é o principal personagem na tramitação da reforma ( Foto: Estadão)

 

 
Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.