‘Estadão Notícias’: A fábrica de encrencas do tuiteiro Bolsonaro

Emanuel Bomfim

07 de março de 2019 | 06h00

A mesma engenharia das redes sociais que, de maneira muito competente, ajudou Bolsonaro a vencer as eleições, tem sido um epicentro de crises e desgastes para o presidente desde que ele assumiu o poder. O carnaval foi regado de declarações polêmicas, como o anúncio da “Lava Jato da Educação” e os ataques à classe artística, tendo como alvos Caetano Veloso e Daniela Mercury. Mas o gran finale foi mesmo com o post no Twitter em que um vídeo obsceno embasava sua crítica ao carnaval – recorrendo a agenda de costumes. A repercussão foi colossal: política, institucional, na imprensa e perante a sociedade. Ora, essa “fábrica de encrencas retóricas” faria parte de uma estratégia política de Jair Bolsonaro? O quanto isso pode afetar as plataformas essenciais deste governo, como a reforma da Previdência e o pacote anticrime? Conversamos sobre o tema com a colunista do Estadão, Vera Magalhães.

Enquanto o governo Bolsonaro cava suas próprias crises, a oposição, desarticulada, perde a chance de surfar nesta onda para dar amplitude a suas pautas. A conclusão é do repórter de ‘Política’ Ricardo Galhardo, também convidado do programa de hoje. Além de dividida, a esquerda está perdendo a batalha de narrativas, segundo Galhardo. Ouça no player acima.

Confira ainda a coluna “Direto ao Assunto”, com os comentários de José Nêumanne Pinto.

 

ESTAMOS DISPONÍVEIS NA DEEZER!

Os podcasts do Estadão são oferecidos para consumo gratuito no serviço de streaming Deezer. Para ouvir, basta fazer o login na plataforma. Uma vez logado, é só colocar no campo de busca o nome do programa (“Estadão Notícias”) que você terá acesso imediato a todo nosso histórico de publicações. Você também pode acessar diretamente clicando neste link.

 

OUÇA TAMBÉM NO SPOTIFY!

Os podcasts do Estadão também são oferecidos para consumo gratuito na plataforma de streaming Spotify. Para acessá-lo e passar a segui-lo, basta digitar o nome do programa (“Estadão Notícias”) no campo de busca. Ou pode clicar diretamente neste link.

 

Foto: Wilton Junior – Estadao

 

Tudo o que sabemos sobre:

Jair Bolsonarotwitterredes sociaisdesgaste

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.