PUBLICIDADE

Foto do(a) blog

Baixe e ouça as principais notícias e análises

'Estadão Notícias': Bolsonaro quer copiar Trump na política externa?

Por Emanuel Bomfim
Atualização:

Os posicionamentos do presidente-eleito Jair Bolsonaro em matéria de política externa já têm rendido consequências antes mesmo de sua posse como o novo chefe do Executivo nacional. Ontem (05), o Egito cancelou a visita do atual ministro das Relações Exteriores, Aloysio Nunes, ao país em razão de Bolsonaro assumir apoio explícito a Israel e manifestar a intenção de mudar a embaixada brasileira de Tel Aviv para Jerusalém. Essa não é a única polêmica fomentada a partir das novas diretrizes do futuro governo em termos de política internacional. Bolsonaro já falou em cortar relações diplomáticas com Cuba e criticou o Acordo de Paris. Por outro lado, há uma importante aspiração para uma guinada na esfera econômica para que o Brasil possa buscar parceiros mais fortes no cenário externo, especialmente os EUA e a União Europeia.

PUBLICIDADE

Afinal, qual será o nível de protagonismo do País perante o mundo no governo Bolsonaro? Debatemos o tema com um especialista no assunto, o professor do Direito da FMU, Manuel Furriela. Ouça no player acima.

 

Episódio de hoje ainda comenta a nova tentativa da defesa do ex-presidente Lula de pedido de liberdade do líder petista junto ao STF. A base argumentativa para o pedido é o fato do juiz Sérgio Moro ter aceitado assumir o Ministério da Justiça. Isso pode funcionar?

 

Confira também o comentário do dia de José Nêumanne Pinto na coluna "Direto ao Assunto".

 

ESTAMOS DISPONÍVEIS NA DEEZER! Os podcasts do Estadão são oferecidos para consumo gratuito no serviço de streaming Deezer. Para ouvir, basta fazer o login na plataforma. Uma vez logado, é só colocar no campo de busca o nome do programa ("Estadão Notícias") que você terá acesso imediato a todo nosso histórico de publicações. Você também pode acessar diretamente clicando neste link.

Publicidade

 

OUÇA TAMBÉM NO SPOTIFY!

O 'Estadão Notícias' é um dos poucos podcasts disponibilizados na plataforma de streaming Spotify. Para acessá-lo e passar a segui-lo, basta digitar o nome do programa ("Estadão Notícias") no campo de busca. Ou pode clicar diretamente neste link.

 

 Foto: Estadão
Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.