‘Estadão Notícias’: Brasil vai à guerra na Venezuela? Ouça análise completa no podcast
As informações e opiniões formadas neste blog são de responsabilidade única do autor.

‘Estadão Notícias’: Brasil vai à guerra na Venezuela? Ouça análise completa no podcast

Emanuel Bomfim

22 de fevereiro de 2019 | 06h00

Às vésperas da entrega de ajuda humanitária à Venezuela, o grau de tensão nas áreas de fronteira com o país subiu consideravelmente. O presidente venezuelano, Nicolás Maduro, ordenou ontem (21) o fechamento do acesso ao Brasil. Blindados foram enviados à região numa tentativa de impedir a entrada dos suprimentos enviados pelos EUA. O governo do presidente Jair Bolsonaro manteve a missão humanitária, mesmo com o fechamento da fronteira. Os alimentos e medicamentos serão mantidos nas cidades de Pacaraima e Boa Vista, em Roraima. Ainda não se sabe ao certo como os veículos venezuelanos vão retirar o material em solo brasileiro. A oposição tem como estratégia uma pressão popular nas cidades de Cúcuta, fronteira com a Colômbia, e Santa Elena, próxima ao Brasil.

De acordo com o jornalista Roberto Godoy, especialista em segurança e estratégia militar, o Brasil irá manter uma posição de não intervenção, além de aumentar o reforço militar na fronteira, ainda que o governo não confirme. Ele avalia, porém, que a depender do comportamento das tropas venezuelanas na fronteira, um cenário de conflito poderá ser suscitado, especialmente com a Colômbia. E o Brasil, também pode reagir? Ouça análise completa no episódio de hoje.

 

A correspondente do Estadão nos EUA, Beatriz Bulla, relata ainda nesta edição como o governo americano do presidente Donald Trump tem monitorado a crise na região.

 

Confira ainda os comentários de José Nêumanne Pinto na coluna “Direto ao Assunto”.

 

ESTAMOS DISPONÍVEIS NA DEEZER!

Os podcasts do Estadão são oferecidos para consumo gratuito no serviço de streaming Deezer. Para ouvir, basta fazer o login na plataforma. Uma vez logado, é só colocar no campo de busca o nome do programa (“Estadão Notícias”) que você terá acesso imediato a todo nosso histórico de publicações. Você também pode acessar diretamente clicando neste link.

 

OUÇA TAMBÉM NO SPOTIFY!

Os podcasts do Estadão também são oferecidos para consumo gratuito na plataforma de streaming Spotify. Para acessá-lo e passar a segui-lo, basta digitar o nome do programa (“Estadão Notícias”) no campo de busca. Ou pode clicar diretamente neste link.

 

A fronteira entre Brasil e Venezuela na cidade de Pacaraima, em Roraima (Foto: Ricardo Moraes/Reuters)

 

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

Tendências: