As informações e opiniões formadas neste blog são de responsabilidade única do autor.

‘Estadão Notícias’: Briga é pela vaga do 2º lugar no primeiro turno, analisa especialista

Emanuel Bomfim

07 Agosto 2018 | 06h00

Com a definição das chapas e alianças após todo processo das convenções, que cenário se desenha para a corrida presidencial? Os vices escolhidos serão bons puxadores de votos? A velha polarização PT X PSDB voltará a ditar os rumos da preferência do eleitorado? O tempo de TV e a capilaridade partidária poderão mesmo definir o resultado do primeiro turno?

As práticas consagradas de campanha e de atuação de boa parte dos candidatos se misturam a um contexto ímpar, contaminado pela aversão ao status quo político, uma ferrenha presença da militância digital e a ascensão de um “outsider” com discurso e proposta radicais. Na opinião do professor de Comunicação Política do Mackenzie, Roberto Gondo, o terreno de disputa está por quem vai conseguir a segunda vaga para o turno definitivo. Para ele, o deputado Jair Bolsonaro (PSL) tem presença quase garantida nesta próxima etapa. Um de nossos convidados de hoje do programa acredita que, apesar da pulverização de candidaturas (14, ao total), a briga pelo segundo turno ficará restrita a, no máximo, 5 players.

 

O tema eleitoral é também assunto de José Nêumanne Pinto na coluna “Direto ao Assunto”. Hoje ele fala sobre a possibilidade de eleição da ex-presidente Dilma Rousseff (PT), mesmo após o impeachment.

 

Edição de hoje do programa ainda bate um papo com a editora do Paladar, Patricia Ferraz, para falar sobre a importância de Joël Robuchon, um dos mais importantes chefs de cozinha da história. Ele morreu ontem (06) em decorrência de um câncer.

 

Você pode participar com sugestões e comentários em nossa produção de podcasts. Aguardamos o seu e-mail no seguinte endereço: podcast@estadao.com.

 

ESTAMOS DISPONÍVEIS NA DEEZER!

Os podcasts do Estadão são oferecidos para consumo gratuito no serviço de streaming Deezer. Para ouvir, basta fazer o login na plataforma. Uma vez logado, é só colocar no campo de busca o nome do programa (“Estadão Notícias”) que você terá acesso imediato a todo nosso histórico de publicações. Você também pode acessar diretamente clicando neste link.

 

OUÇA TAMBÉM NO SPOTIFY!

O ‘Estadão Notícias’ é um dos poucos podcasts disponibilizados na plataforma de streaming Spotify. Para acessá-lo e passar a segui-lo, basta digitar o nome do programa (“Estadão Notícias”) no campo de busca. Ou pode clicar diretamente neste link.