PUBLICIDADE

Foto do(a) blog

Baixe e ouça as principais notícias e análises

'Estadão Notícias': Como será a política externa do governo Bolsonaro?

Por Gustavo Lopes Alves
Atualização:

Durante a campanha eleitoral, Jair Bolsonaro (PSL) e seu guru econômico e futuro ministro da economia, Paulo Guedes, fizeram inúmeras críticas ao Mercosul e aos acordos comerciais com a China. Sobre esse assunto, conversamos com Bernardo Wahl, professor de Relações Internacionais da FMU e da FESPSP.

PUBLICIDADE

Segundo ele, essa sinalização do futuro governo de que o Mercosul não estará no radar de prioridades da agenda externa do País é uma tentativa de se distanciar da política adotada pelos governos petistas, nos quais houve uma aproximação comercial com os países do bloco. Um exemplo disso foi o anúncio de que a primeira viagem internacional do presidente eleito será ao Chile, diferente de Lula e Dilma que foram à Argentina em seus primeiros compromissos no exterior.

Outra promessa feita por Bolsonaro é a de rever os acordos comerciais com a China. O país asiático é atualmente o principal parceiro comercial do Brasil - o que foi reforçado pela política externa do governo Temer - e uma das principais potências mundiais, particularmente na economia e no comércio internacional. Por isso, para Wahl, comprar uma briga com Pequim pode não ser um bom negócio e o Brasil deve ser cuidadoso no discurso e nas ações em relação aos acordos bilaterais firmados com o governo chinês.

E ainda, PSDB sai dividido depois das eleições de 2018. Os tucanos já não se bicam e mudanças podem ocorrer dentro do partido. O repórter de política do Estadão, Pedro Venceslau, fala sobre o racha dentro do PSDB.

Confira ainda a tradicional coluna Direto ao Assunto, com José Nêumanne Pinto.

Publicidade

 

ESTAMOS DISPONÍVEIS NA DEEZER! Os podcasts do Estadão são oferecidos para consumo gratuito no serviço de streaming Deezer. Para ouvir, basta fazer o login na plataforma. Uma vez logado, é só colocar no campo de busca o nome do programa ("Estadão Notícias") que você terá acesso imediato a todo nosso histórico de publicações. Você também pode acessar diretamente clicando neste link.

 

OUÇA TAMBÉM NO SPOTIFY!

O 'Estadão Notícias' é um dos poucos podcasts disponibilizados na plataforma de streaming Spotify. Para acessá-lo e passar a segui-lo, basta digitar o nome do programa ("Estadão Notícias") no campo de busca. Ou pode clicar diretamente neste link.

 
 
Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.