‘Estadão Notícias’: CPMI das fake news pode atingir Bolsonaro?
As informações e opiniões formadas neste blog são de responsabilidade única do autor.

‘Estadão Notícias’: CPMI das fake news pode atingir Bolsonaro?

Emanuel Bomfim

19 de setembro de 2019 | 06h00

Existe um senso comum de que Comissões Parlamentares de Inquérito “acabam em pizza”. A afirmação não é totalmente verdadeira, ainda que tenha um bom histórico de CPIs que não deram em nada. Independentemente de seu resultado, é fato que, no campo político, as CPIs são sempre instrumentos de desgastes. Este é o caso concreto da Comissão Mista das fake news, recém-instalada, e dedicada a identificar as fontes de divulgação de informações falsas. Ela é composta por 16 deputados e 16 senadores.

Virou campo de acirrada batalha política. Os governistas não querem que ela avance, porque temem que isso traga prejuízos para Jair Bolsonaro e para o PSL. A oposição, por sua vez, vê a chance de reacender algumas polêmicas das últimas eleições – ainda que na retórica negue que esse seja o objetivo.

 

Afinal, qual é o poder de fogo dessa CPMI? Ela pode complicar mais objetivamente a família Bolsonaro? É possível combater notícias falsas sem ferir a liberdade de expressão? Edição de hoje debate a questão política e conceitual das “fake news” com a participação dos jornalistas Pedro Doria, colunista do Estadão, Daniel Bramatti, editor do ‘Estadão Verifica’, e dos parlamentares, membros da CPMI, Carlos Zarattini (PT-SP) e Carla Zambelli (PSL-SP).

 

OUÇA O ‘ESTADÃO NOTÍCIAS’ TAMBÉM NO YOUTUBE

Todas as edições deste podcast também são publicadas no canal do Estadão no Youtube. Para ouvir gratuitamente nesta plataforma, é só clicar aqui.

 

ESTAMOS DISPONÍVEIS NA DEEZER!

Os podcasts do Estadão são oferecidos para consumo gratuito no serviço de streaming Deezer. Para ouvir, basta fazer o login na plataforma. Uma vez logado, é só colocar no campo de busca o nome do programa (“Estadão Notícias”) que você terá acesso imediato a todo nosso histórico de publicações. Você também pode acessar diretamente clicando neste link.

 

OUÇA TAMBÉM NO SPOTIFY!

Os podcasts do Estadão também são oferecidos para consumo gratuito na plataforma de streaming Spotify. Para acessá-lo e passar a segui-lo, basta digitar o nome do programa (“Estadão Notícias”) no campo de busca. Ou pode clicar diretamente neste link.

 

O presidente da CPI das fake news, senador Angelo Coronel (PSD-BA), durante reunião deliberativa da comissão (Foto: Waldemir Barreto/Agência Senado)

 

Tudo o que sabemos sobre:

fake newsCPMIJair BolsonaroPSLoposição

Tendências: