‘Estadão Notícias’: Crise atual reforça o peso do populismo, analisa cientista político
As informações e opiniões formadas neste blog são de responsabilidade única do autor.

‘Estadão Notícias’: Crise atual reforça o peso do populismo, analisa cientista político

Emanuel Bomfim

29 Maio 2018 | 06h00

Programa desta terça-feira, 29, analisa os desdobramentos da greve dos caminhoneiros nas esferas política e econômica. A crise deflagrou um importante debate sobre o modelo de País que se pretende construir num futuro próximo, ainda mais com as eleições de outubro. Se depender das demandas dos grevistas, é um Brasil que retrocede, na visão do cientista político Rafael Cortez. Para ele, os reflexos da paralisação não só evidenciaram a fragilidade do atual governo como abriu brechas para propostas de cunho populista. E, neste sentido, os extremos ganharam força eleitoral, especialmente o deputado Jair Bolsonaro.

“Com todo este desdobramento e quanto mais há uma crise do status quo, do mainstream, maior apelo dessas mensagens de maior ruptura no plano político e, eventualmente, até no plano institucional. Na prática, estamos falando da possibilidade de vitória ou de segundo turno do deputado Jair Bolsonaro”, avalia Cortez.

 

Do lado econômico, ouvimos o mais novo colunista de economia do Estadão, Paulo Leme, ex-presidente do banco Goldman Sachs Brasil. Leme acredita que a crise irá interferir consideravelmente no crescimento da economia brasileira em 2018, além de comprometer ainda mais com a grave situação fiscal do País.

 

Você pode participar com sugestões e comentários em nossa produção de podcasts. Aguardamos o seu e-mail no seguinte endereço: podcast@estadao.com.

 

AGORA ESTAMOS DISPONÍVEIS NA DEEZER!

Os podcasts do Estadão acabam de ganhar um novo canal de distribuição: o serviço de streaming Deezer. Para ouvir, basta fazer o login na plataforma. Uma vez logado, é só colocar no campo de busca o nome do programa (“Estadão Notícias”) que você terá acesso imediato a todo nosso histórico de publicações. Você também pode acessar diretamente clicando neste link.

 

OUÇA TAMBÉM NO SPOTIFY!

O ‘Estadão Notícias’ é um dos poucos podcasts disponibilizados na plataforma de streaming Spotify. Para acessá-lo e passar a segui-lo, basta digitar o nome do programa (“Estadão Notícias”) no campo de busca. Ou pode clicar diretamente neste link.

 

(Jonas Pereira/Agência Senado)