PUBLICIDADE

Foto do(a) blog

Baixe e ouça as principais notícias e análises

'Estadão Notícias': Defesa da candidatura de Lula é mais retórica do que efetiva, afirma especialista

Por Gustavo Lopes Alves
Atualização:

Edição desta segunda-feira, 09, avalia o pós-prisão do ex-presidente Lula tanto na esfera eleitoral, como na seara jurídica. Com o encarceramento do seu grande líder, o PT conseguirá reagir a tempo de consolidar outro nome para o pleito ou pretende levar a candidatura de Lula até as últimas consequências? Para o cientista político da Tendências Consultoria, Rafael Cortez, o tempo em que o ex-presidente passará na prisão vai afetar diretamente na sua tentativa de alçar à Presidência. O especialista também questiona uma frente de esquerda sem Lula. Segundo ele, dificilmente partidos como o PC do B, apoiariam um candidato do PT que não fosse o ex-presidente. Mas, segundo Rafael Cortez, não há como descartar o bloco da esquerda em uma eleição que poderá ser pulverizada pela quantidade de candidatos.

PUBLICIDADE

No aspecto jurídico, o PT e a defesa de Lula apostam na revisão da prisão em segunda instância, que pode ser pautada pelo ministro Marco Aurélio, no STF, nesta semana. A derrubada do entendimento de 2016, que permite a prisão, poderá beneficiar o ex-presidente. Para o professor de direito da FAAP, Luiz Fernando do Amaral, dificilmente, a defesa de Lula conseguirá um habeas corpus no cenário jurídico de hoje, mas, uma nova decisão do Supremo teria efeito direto na prisão do ex-presidente.

Programa também ouve o comentarista político José Nêumanne Pinto. Para ele, não houve a comoção esperada pelo PT na prisão do ex-presidente Lula.

Você pode participar com sugestões e comentários em nossa produção de podcasts. Aguardamos o seu e-mail no seguinte endereço: podcast@estadao.com.

 

Publicidade

AGORA ESTAMOS DISPONÍVEIS NA DEEZER! Os podcasts do Estadão acabam de ganhar um novo canal de distribuição: o serviço de streaming Deezer. Para ouvir, basta fazer o login na plataforma. Uma vez logado, é só colocar no campo de busca o nome do programa ("Estadão Notícias") que você terá acesso imediato a todo nosso histórico de publicações. Você também pode acessar diretamente clicando neste link.

 

OUÇA TAMBÉM NO SPOTIFY!

O 'Estadão Notícias' é um dos poucos podcasts disponibilizados na plataforma de streaming Spotify. Para acessá-lo e passar a segui-lo, basta digitar o nome do programa ("Estadão Notícias") no campo de busca. Ou pode clicar diretamente neste link.

AFP PHOTO / MAURO PIMENTEL Foto: Estadão
 Foto: Estadão