As informações e opiniões formadas neste blog são de responsabilidade única do autor.

‘Estadão Notícias’: Discurso virulento de Bolsonaro é apenas bravata?

Emanuel Bomfim

23 de outubro de 2018 | 06h00

A retórica antissistema do candidato Jair Bolsonaro (PSL), parte de seu sucesso nessas eleições, muitas vezes esteve acompanhada de declarações que possam suscitar dúvidas sobre seu real compromisso com a democracia. É bem verdade que uma fatia importante desses arroubos não veio diretamente dele, mas de pessoas de seu círculo político mais próximo, como de seu vice, general Hamilton Mourão, que já falou em “autogolpe” e da elaboração de uma nova Constituição sem Constituinte.

A mais recente polêmica envolveu o filho do presidenciável, o deputado Eduardo Bolsonaro (PSL), que sugeriu em uma palestra que bastaria “um soldado e um cabo” para fechar o Supremo Tribunal Federal (STF). Mesmo o próprio Jair Bolsonaro pouco fez para se desvencilhar de uma narrativa de pendor autoritário e, em alguns casos, de nostalgia da ditadura militar. É evidente que isso traz um clima de apreensão sobre como será seu comportamento à frente do Executivo, caso seja eleito no dia 28 de outubro. Episódio de hoje busca entender se há um risco real para as instituições democráticas com a possível eleição de Bolsonaro. Nosso convidado é o professor doutor em comunicação política, Roberto Gondo (Mackenzie – SP). Ouça no player acima.

 

Edição de hoje ainda fala sobre os desafios que há para o petista Fernando Haddad nesta reta final de campanha. Há alguma chance de reversão? Conversamos com a editora da ‘Coluna do Estadão’, Andreza Matais.

 

Confira também o comentário de José Nêumanne Pinto na coluna “Direto ao Assunto”.

 

ESTAMOS DISPONÍVEIS NA DEEZER!

Os podcasts do Estadão são oferecidos para consumo gratuito no serviço de streaming Deezer. Para ouvir, basta fazer o login na plataforma. Uma vez logado, é só colocar no campo de busca o nome do programa (“Estadão Notícias”) que você terá acesso imediato a todo nosso histórico de publicações. Você também pode acessar diretamente clicando neste link.

 

OUÇA TAMBÉM NO SPOTIFY!

O ‘Estadão Notícias’ é um dos poucos podcasts disponibilizados na plataforma de streaming Spotify. Para acessá-lo e passar a segui-lo, basta digitar o nome do programa (“Estadão Notícias”) no campo de busca. Ou pode clicar diretamente neste link.

 

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.