As informações e opiniões formadas neste blog são de responsabilidade única do autor.

‘Estadão Notícias’: Distanciamento da política agrava quadro eleitoral

Emanuel Bomfim

19 Junho 2018 | 06h00

Levantamentos recentes do Estadão mostraram que o Congresso Nacional, em suas duas Casas, terá uma alta taxa de postulantes à reeleição. Na Câmara, chega a 90%, enquanto no Senado 65% vão tentar buscar mais um mandato de oito anos. Este seria um retrato cristalino da falta de renovação em nosso legislativo? Na verdade, não. Ao menos é o que diz o cientista político e diretor do Movimento Voto Consciente, Bruno Souza, entrevistado aqui no programa. Ouça no player abaixo.

Segundo ele, a média brasileira de renovação no Congresso é alta em comparação com outras democracias. Beira os 50%. O maior problema, segundo ele, não está na capacidade ou não de se emplacar novas caras, mas o distanciamento da sociedade do Poder Legislativo – agravado por uma cultura de demonização da política e de seus protagonistas. “Em virtude da pauta da corrupção, de uma sensação de que a política é o berço da ineficiência, as pessoas tem se afastado mais. Se as pessoas se afastam, não existe milagre. Na democracia, os candidatos somos nós mesmos. É disso que se trata. Candidatos não saem por uma inspiração divina e assumem o poder. Eles chegam lá por meio do voto.”

 

Confira ainda nesta edição um papo sobre cultura russa e as características mais marcantes do país que está sediando a Copa do Mundo. Na coluna “Direto Ao Assunto”, José Nêumanne Pinto fala sobre as viagens internacionais “obrigatórias” da linha sucessória presidencial em ano eleitoral.

 

Você pode participar com sugestões e comentários em nossa produção de podcasts. Aguardamos o seu e-mail no seguinte endereço: podcast@estadao.com.

 

ESTAMOS DISPONÍVEIS NA DEEZER!

Os podcasts do Estadão acabam de ganhar um novo canal de distribuição: o serviço de streaming Deezer. Para ouvir, basta fazer o login na plataforma. Uma vez logado, é só colocar no campo de busca o nome do programa (“Estadão Notícias”) que você terá acesso imediato a todo nosso histórico de publicações. Você também pode acessar diretamente clicando neste link.

 

OUÇA TAMBÉM NO SPOTIFY!

O ‘Estadão Notícias’ é um dos poucos podcasts disponibilizados na plataforma de streaming Spotify. Para acessá-lo e passar a segui-lo, basta digitar o nome do programa (“Estadão Notícias”) no campo de busca. Ou pode clicar diretamente neste link.

(Foto: Andre Dusek/Estadão)