PUBLICIDADE

Foto do(a) blog

Baixe e ouça as principais notícias e análises

'Estadão Notícias': Entenda o que está sendo discutido sobre reforma política na Câmara

Por Emanuel Bomfim
Atualização:

Edição desta sexta-feira, 11, entrevista o cientista político Glauco Peres (USP-SP) para avaliar propostas contidas no texto da reforma política, que está sendo debatida em Comissão Especial na Câmara dos Deputados. Já foi aprovada a criação de um fundo público de R$ 3,6 bilhões para financiar campanhas e a adoção do chamado distritão para as eleições de 2018 e 2020. A partir de 2022, o sistema será o distrital misto. "Enquanto não falarmos de fiscalização, nada garante que a transição para o financiamento público irá moralizar a classe política", declara Peres. Ouça no player abaixo.

PUBLICIDADE

Saiba ainda os prós e contras de outra medida aprovada nesta Comissão: o teto de dez anos para o mandato de ministros das cortes superiores, como o Supremo Tribunal Federal. Atualmente, os ministros podem permanecer na Corte até completarem 75 anos. Ouça no programa a opinião de Rubens Glezer, coordenador do projeto Supremo em Pauta na FGV-SP.

 

Para participar do programa com seu comentário ou opinião, mande um email para: podcast@estadao.com

 

Presidente da comissão, deputado Lúcio Vieira Lima (PMDB-BA) e o relator do projeto, deputado Vicente Cândido (PT-SP)  Foto: Estadão

 

 
Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.