As informações e opiniões formadas neste blog são de responsabilidade única do autor.

‘Estadão Notícias’: Equipe econômica de Bolsonaro é “dream team”?

Emanuel Bomfim

20 Novembro 2018 | 06h00

Com a confirmação de Roberto Castello Branco para presidir a Petrobrás a partir de 2019, a equipe econômica do presidente eleito Jair Bolsonaro vai se definindo e tem, como esperado, um perfil alinhado com a visão liberal de seu mentor, o futuro ministro da economia, Paulo Guedes. Além de Castello Branco, já foram anunciados Roberto Campos Neto, diretor do Santander, para o Banco Central; Joaquim Levy, ex-ministro da Fazenda, para o BNDES; e Mansueto Almeida, que permanece como secretário do Tesouro Nacional. Além disso, Ivan Monteiro, atual mandatário na Petrobrás, deve assumir a presidência do Banco do Brasil.

O mercado financeiro vem reagindo bem a todos os nomes confirmados até agora, numa sinalização de que se espera desta equipe um comprometimento com ajuste fiscal, reformas estruturais, privatizações e desburocratização do ambiente de negócios. Do ponto de vista técnico, a avalição é muito positiva, mas, politicamente, essas diretrizes podem realmente ter viabilidade? Debatemos o assunto no episódio de hoje numa conversa com o economista Silvio Campos Neto, da Tendências Consultoria.

 

No programa de hoje, o jornalista Roberto Godoy explica ao apresentador Haisem Abaki porque é quase inviável resgatar o submarino argentino ARA San Juan encontrado no fim de semana.

 

Confira ainda a tradicional coluna “Direto ao Assunto”, com os comentários de José Nêumanne Pinto.

 

ESTAMOS DISPONÍVEIS NA DEEZER!

Os podcasts do Estadão são oferecidos para consumo gratuito no serviço de streaming Deezer. Para ouvir, basta fazer o login na plataforma. Uma vez logado, é só colocar no campo de busca o nome do programa (“Estadão Notícias”) que você terá acesso imediato a todo nosso histórico de publicações. Você também pode acessar diretamente clicando neste link.

 

OUÇA TAMBÉM NO SPOTIFY!

O ‘Estadão Notícias’ é um dos poucos podcasts disponibilizados na plataforma de streaming Spotify. Para acessá-lo e passar a segui-lo, basta digitar o nome do programa (“Estadão Notícias”) no campo de busca. Ou pode clicar diretamente neste link.