‘Estadão Notícias’: Fim da agonia? Governo chega a acordo com grevistas
As informações e opiniões formadas neste blog são de responsabilidade única do autor.

‘Estadão Notícias’: Fim da agonia? Governo chega a acordo com grevistas

Emanuel Bomfim

25 Maio 2018 | 06h00

Após extensas reuniões, governo anunciou na noite de ontem (24) acordo pela suspensão da greve dos caminhoneiros por 15 dias. Nove das 11 entidades presentes aceitaram a proposta do Executivo, que prevê prazo de 30 dias para reajustes no preço do diesel. A solução passava por garantir previsibilidade, demanda da categoria, e a não interferência na política de preços da Petrobrás. Para isso, o ministro da Fazenda Eduardo Guardia informou que haverá um mecanismo de compensação do governo a cada 30 dias, que terá que ser calculado mês a mês entre o preço que a estatal adotaria e o adotado.

Para o economista-chefe da Spinelli Corretora, André Perfeito, o acordo é positivo diante do caos que vinha se estalando nas cidades brasileiras. Ele pondera, no entanto, que é preciso entender melhor como os custos assumidos pelo governo vão impactar nas contas públicas no futuro, ainda mais diante da grave situação fiscal em que se encontra o País.

 

Confira ainda nesta edição uma entrevista sobre as conseqüências da suspensão do encontro entre o presidente norte-americano Donald Trump e o da Coreia do Norte, Kim Jong-un. Conversamos com professor de relações internacionais na FMU e da Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo, Bernardo Wahl.

 

Você pode participar com sugestões e comentários em nossa produção de podcasts. Aguardamos o seu e-mail no seguinte endereço: podcast@estadao.com.

 

AGORA ESTAMOS DISPONÍVEIS NA DEEZER!

Os podcasts do Estadão acabam de ganhar um novo canal de distribuição: o serviço de streaming Deezer. Para ouvir, basta fazer o login na plataforma. Uma vez logado, é só colocar no campo de busca o nome do programa (“Estadão Notícias”) que você terá acesso imediato a todo nosso histórico de publicações. Você também pode acessar diretamente clicando neste link.

 

OUÇA TAMBÉM NO SPOTIFY!

O ‘Estadão Notícias’ é um dos poucos podcasts disponibilizados na plataforma de streaming Spotify. Para acessá-lo e passar a segui-lo, basta digitar o nome do programa (“Estadão Notícias”) no campo de busca. Ou pode clicar diretamente neste link.

 

Ministro Eliseu Padilha (Casa Civil) anunciou acordo entre governo e caminhoneiros (Foto: Andre Dusek/Estadão)