Foto do(a) blog

Baixe e ouça as principais notícias e análises

'Estadão Notícias': Governismo do MDB conseguirá se perpetuar com Bolsonaro?

PUBLICIDADE

Por Emanuel Bomfim
Atualização:

Ontem (03), o MDB anunciou em seu perfil oficial no Twitter que vai manter uma "independência ativa" no futuro governo de Jair Bolsonaro. A mensagem ainda diz que a sigla não fará oposição nem vai integrar a base da próxima gestão. "Discutiremos caso a caso", conclui o breve recado. Pela trajetória do partido desde a redemocratização, difícil conceber que o MDB possa mesmo cumprir um papel de resistência. Sua principal vocação sempre foi ser "governista".

PUBLICIDADE

Com Bolsonaro, já há um ministro do partido confirmado, Osmar Terra (Cidadania). Mas a escolha não se deu pela lógica clássica da negociação partidária. Outros parlamentares da agremiação têm se aproximado da equipe do futuro presidente, até mesmo o senador Renan Calheiros, que até outro dia estava no palanque do PT e, agora, busca mais um mandato na presidência do Senado. O governismo do MDB conseguirá se perpetuar com Bolsonaro? Analisamos o tema numa conversa com o repórter de "Política", Pedro Venceslau. Ouça no player acima.

 

Episódio de hoje também analisa de que maneira a trégua entre EUA e China, celebrada na reunião do G-20, irá atingir o Brasil e as estratégias de política externa do futuro governo de Jair Bolsonaro.

 

Confira também o comentário de José Nêumanne Pinto, na coluna "Direto ao Assunto". O tema de hoje: a extinção do Ministério do Trabalho.

 

ESTAMOS DISPONÍVEIS NA DEEZER! Os podcasts do Estadão são oferecidos para consumo gratuito no serviço de streaming Deezer. Para ouvir, basta fazer o login na plataforma. Uma vez logado, é só colocar no campo de busca o nome do programa ("Estadão Notícias") que você terá acesso imediato a todo nosso histórico de publicações. Você também pode acessar diretamente clicando neste link.

Publicidade

 

OUÇA TAMBÉM NO SPOTIFY!

Os podcasts do Estadão também são oferecidos para consumo gratuito na plataforma de streaming Spotify. Para acessá-lo e passar a segui-lo, basta digitar o nome do programa ("Estadão Notícias") no campo de busca. Ou pode clicar diretamente neste link.

 

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.