Foto do(a) blog

Baixe e ouça as principais notícias e análises

'Estadão Notícias': Joaquim Barbosa sai da cena eleitoral como entrou: calado

PUBLICIDADE

Por Emanuel Bomfim
Atualização:

Edição desta quarta-feira, 09, analisa os cenários eleitorais com a saída de Joaquim Barbosa da corrida presidencial. Ele vinha sendo colocado como pré-candidato pelo PSB. Na última pesquisa Datafolha, inclusive, chegou a pontuar com 10% das intenções de voto. O ex-ministro do STF parecia aglutinar a demanda de um eleitorado que busca alternativas à classe política mais tradicional. Era o "outsider" da vez, ainda que tivesse participado das esferas do poder como ministro do Supremo Tribunal Federal (STF).

PUBLICIDADE

Por mais que seu potencial eleitoral fosse comprovadamente viável, ele decidiu ficar de fora do páreo. Para o cientista político da consultoria Pulso Público, Vitor Oliveira, ouvido aqui pelo programa, Barbosa sai de cena como entrou: calado. "A gente não sabia exatamente o que ele pensava em relação a uma diversa gama de políticas públicas e questões que são fundamentais", diz. Daqui para frente, na visão de Vitor, a tendência é de que as forças políticas tradicionais ganhem mais força com esta nova conjuntura. "O que a gente tende a ver é um pouco do mais do mesmo." Ouça entrevista completa no player acima.

 

Confira ainda nesta edição uma conversa com o jornalista Roberto Godoy sobre a decisão do presidente dos EUA, Donald Trump, em romper com o acordo sobre programa nuclear do Irã. A medida mexe consideravelmente com Oriente Médio e com a comunidade global, em especial a União Europeia. Para Godoy, a probabilidade de uma guerra na região aumenta sensivelmente.

 

Você pode participar com sugestões e comentários em nossa produção de podcasts. Aguardamos o seu e-mail no seguinte endereço: podcast@estadao.com.

 

AGORA ESTAMOS DISPONÍVEIS NA DEEZER! Os podcasts do Estadão acabam de ganhar um novo canal de distribuição: o serviço de streaming Deezer. Para ouvir, basta fazer o login na plataforma. Uma vez logado, é só colocar no campo de busca o nome do programa ("Estadão Notícias") que você terá acesso imediato a todo nosso histórico de publicações. Você também pode acessar diretamente clicando neste link.

Publicidade

 

OUÇA TAMBÉM NO SPOTIFY!

O 'Estadão Notícias' é um dos poucos podcasts disponibilizados na plataforma de streaming Spotify. Para acessá-lo e passar a segui-lo, basta digitar o nome do programa ("Estadão Notícias") no campo de busca. Ou pode clicar diretamente neste link.

 

( Foto: Ueslei Marcelino/Reuters)

 

 
Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.